ECONOMIA

Vendas no varejo em Santa Catarina crescem quase 13% em junho

Atualizado em 09 fevereiro, 2018

Estado destaca-se novamente com melhores resultados do país, aponta IBGE

Santa Catarina fechou o primeiro semestre de 2017 com saldo positivo no comércio varejista e destaca-se como o estado com o maior volume de vendas neste ano no Brasil. Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (15) pelo IBGE, em junho, o setor manteve a tendência de recuperação e registrou crescimento de 12,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior, a oitava alta consecutiva. Em termos de receita nominal, a variação foi positiva em 11,2%.

No vermelho há um ano, setor de serviços deve começar recuperação lenta em SC

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, este resultado está ligado à consolidação do mercado interno e o início da retomada do crédito e da renda no Estado. “A base de comparação é baixa, por que o setor estava em uma situação crítica em 2016, mas os resultados trazem alívio. O segundo colocado, o estado do Alagoas, teve resultado positivo de 7,2%, mas quase a metade do desempenho de SC, o que reforça que estamos na rota de um crescimento sustentado”, afirma. Segundo Breithaupt, o quadro de recuperação geral da economia, a partir da trajetória mais equilibrada do endividamento público e da melhora do ambiente de negócios, deve abrir um novo ciclo de desenvolvimento econômico ao estado e ao país.

Novamente, a alta foi puxada pelo segmento de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (30,2%). Na avaliação da Fecomércio SC, o crescimento sucessivo no setor, que amargou a queda brusca na demanda, pode significar a volta dos investimentos na economia catarinense. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo também tiveram crescimento expressivo (24%), com a desinflação dos alimentos. Por outro lado, houve forte queda no segmento de móveis (25,6%), na comparação com junho de 2016.

No acumulado de 12 meses, o volume de vendas do comércio varejista restrito (sem atividades de material de construção e veículos) teve variação de 5,5%, acima dos 4% registrado no mês passado- a taxa mais alta desde janeiro de 2013. Quanto à receita nominal, a variação de julho de 2016 a junho de 2017 foi de 11%, também acima do resultado de 10,4% de maio.

No Brasil, o comércio varejista restrito registrou alta de 3% no volume de vendas, em relação ao mesmo mês do ano passado.  Esta é foi terceira variação positivaconsecutiva, após 23 taxas negativas seguida nessa base comparativa. A variação da receita foi positiva em 2,4%. Já no acumulado de 12 meses, o resultado fechou com queda de 3% e a receita nominal atingiu 3,2%. 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior