MERCADO

Desembargador de SC é nomeado ministro do Tribunal Superior do Trabalho

Atualizado em 08 março, 2018

A nomeação do desembargador Alexandre Ramos, do TRT de Santa Catarina (TRT-SC), para exercer o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho representa o reconhecimento pelo trabalho desempenhado nas quase três décadas de carreira, segundo a avaliação do presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. O decreto presidencial foi publicado no Diário Oficial da União na terça-feira (6) e a posse está prevista para o dia 4 de abril.

Ramos é o primeiro juiz de carreira do TRT catarinense a ter uma cadeira na mais alta corte trabalhista do país. Ele ocupará a vaga do ministro João Oreste Dalazen, que se aposentou em 2017.

“Como o próprio desembargador afirmou em sua última sessão do Tribunal Pleno, uma porta se abre para SC em Brasília. O perfil conciliador deve contribuir e qualificar as discussões no TST”, afirma Breithaupt. Em setembro de 2017, o desembargador foi conferencista do seminário sobre a reforma trabalhista, realizado pela Fecomércio SC, que reuniu empresários e lideranças sindicais do comércio de bens, serviços e turismo de Santa Catarina para discutir o contrato de trabalho após a aprovação da Lei 13.467/2017.

Com mestrado e doutorado em Direito do Trabalho, Ramos começou a carreira na Justiça como servidor, em 1988, e cinco anos depois assumiu como juiz da 12ª Região. Trabalhou em Xanxerê, Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis. Em dezembro de 2016 foi nomeado desembargador do TRT-12 pelo critério de merecimento. Sua gestão foi marcada por duas importantes atividades institucionais: foi um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro em 2012 e 2013, que contou com a participação da Fecomércio SC, e coordenou o Comitê Gestor Estratégico Nacional da Justiça do Trabalho, com assento também no comitê sobre o mesmo tema no Conselho Nacional de Justiça.