Fecomércio SC e trade turístico debatem futuro do setor na Feira Internacional da Economia do Mar

Atualizado em 17 maio, 2016

Sustentabilidade do setor, parcerias internacionais e articulação estratégica deram a tônica na participação da Fecomércio SC na Feira Internacional da Economia do Mar (FIMAR 2016), realizada no início de maio em Itajaí.

A federação reabriu os trabalhos da Câmara Empresarial de Turismo anunciando a carta de aceite da European Bolting Industrie (EBI) para a produção de uma pesquisa pioneira para o setor náutico catarinense, em parceria com a ACATMAR.

Durante seminário ‘Turismo e Sustentabilidade da Economia do Mar’ realizado na feira, o vice-presidente da Fecomércio SC, Fernando Willrich, defendeu a profissionalização do turismo, apresentou dados sobre a sazonalidade do setor e reforçou o trabalho do Sistema Fecomércio SC no desenvolvimento e fomento da atividade turística em Santa Catarina.

Willrich destacou a necessidade de avançar no marco regulatório do turismo náutico na Capital, fazendo com que se possa avançar no transporte de passageiros, cruzeiros e todas as potencialidades referentes à cadeia da economia do mar, com produtos e serviços fundamentais ao desenvolvimento econômico no Estado.

O seminário visou promover ações relevantes para a sustentabilidade plena, promover negócios, conservar o meio ambiente e gerar inclusão social por meio de geração de emprego e renda. Participaram da mesa de debates o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, Matteo Dusconi, Secretário Geral da Assonautica Italiana e Ferruccio Dardanello, Presidente da Unioncamere Piemonte.

Evento promove aliança do trade

Para fortalecer as relações entre as instituições que promovem o turismo em Santa Catarina, o Beto Carrero World promoveu o 4º Meeting, com a participação da Fecomércio SC, representantes do Governo do Estado de Santa Catarina, Costa Verde & Mar, Conselho Estadual de Turismo, Colegiado de Turismo da AMFRI e os principais municípios do Vale do Itajaí.

O grupo discutiu ações conjuntas, novos mercados, desafios e negócios para a qualificação do turismo no Estado. A intenção é fortalecer as alianças o ano todo e avançar com o debate sobre as estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo catarinense.

Anfitrião do evento, o diretor-presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, iniciou as apresentações falando sobre as perspectivas do turismo e a importância do comprometimento de todos. “O Beto tinha como objetivo reunir um grupo com o propósito comum de promover Santa Catarina como um destino forte no turismo brasileiro. É importante que a gente compartilhe todas as potencialidades que o Estado tem. Este é o momento de criarmos oportunidades!” destacou Siqueira.

Na sequência, o gerente de relações institucionais da Fecomércio SC, Elder Arceno, falou sobre a Rota Setorial Estratégica do Turismo, planejada em parceria com a Fiesc e Sebrae: “Participar deste evento de planejamento, com estratégias ousadas para o turismo é muito valioso. Apresentamos o panorama estratégico e setorial do turismo, com dados do mercado de trabalho, de empregabilidade, qualificação técnica e investimento em atrações turísticas”.

O painel de debates contou com a presença do diretor-presidente do Beto Carrero World e os convidados: Deputado Estadual, Leonel Pavan, o Presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o Presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ricardo Stodieck, e o Superintendente da Infraero em Navegantes, Edson Nogueira.

Leia também

17 setembro, 2025

Fecomércio SC lamenta votação da PEC da Blindagem

16 setembro, 2025

Fecomércio SC conclui sorteio de prêmios da campanha Comércio Local é Legal, com participantes de 363 cidades

15 setembro, 2025

Veja os ganhadores do sorteio de prêmios Comércio Local é Legal

11 setembro, 2025

Varejo anda de lado em julho, mas acumula alta de 6,3% no ano em Santa Catarina