Valor das compras para dia dos namorados terá recuo de 1,3% em SC

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Considerada uma das datas mais importantes para o comércio, o dia dos namorados terá recuo de 1,3% em relação ao ano passado no varejo estadual, com gasto médio de R$ 170,60 – e preferência por itens do vestuário e perfumes. Os dados constam da pesquisa de intenção realizada pela Fecomércio SC e Federação das CDL de SC (FCDL/SC).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

aceleração da renda, desemprego e altas taxas de juros explicam o recuo. Segundo o que foi detectado, 39,6% das famílias de Santa Catarina declararam estar em situação financeira pior do que o mesmo período de 2015, enquanto 32,5% sinalizaram condição melhor e outros 27,9% uma realidade igual.

De acordo com Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, os lojistas precisam desenvolver estratégias para garantir o faturamento neste ano, visto que o consumidor está bastante retraído. “Cabe a nós, empresários, flexibilizar as condições de pagamento e colocar em prática ações para chamar a atenção do consumidor, aproveitando também a chegada do inverno”.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, a data ganha mais importância a cada ano e desta vez o recuo na expectativa de compras é menor do que o esperado pelos lojistas. “A troca de comando no governo federal e, por consequência, os novos rumos da economia influenciam no otimismo do catarinense para voltar às lojas”, pondera o dirigente.

Leia mais:

Joinville deve ter o menor gasto de SC com presentes no dia dos namorados
Preços serão determinantes no dia dos namorados em Lages
Maioria dos consumidores de Itajaí pagará à vista no dia dos namorados
Consumidores da Capital preferem roupas para presentear no dia dos namorados
Criciúma deve liderar tíquete médio de SC no dia dos namorados
Comércio de rua é principal opção para dia dos namorados em Chapecó
Situação financeira pode impactar nas vendas em Blumenau

Perfil do consumidor

Para garantir o presente sem estourar o orçamento 65,5% dos entrevistados devem fazer pesquisa de preço antes de sair às compras. Os principais locais serão o comércio de rua (65,2%), shopping centers (26,6%) e internet (3,7%).

Carro-chefe das vendas na data, o segmento de vestuário (48,3%) será o mais procurado, seguido por perfumes/cosméticos (17,7%) e calçados/bolsas (11,2%). O setor de serviços também sentirá os impactos: 39,8% dos entrevistados pretendem sair para almoçar ou jantar.

A maioria (67,3%) deve pagar suas compras em dinheiro e um grupo menor (12,3%) optar pelo parcelamento. Preço (32%), atendimento (31%) e promoções (18%) serão os principais atrativos. A pesquisa foi realizada com consumidores em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior