Criciúma deve liderar tíquete médio de SC no dia dos namorados

Atualizado em 28 dezembro, 2017

O dia dos namorados deve movimentar a economia em Criciúma nas próximas semanas e a cidade terá o maior gasto médio com presentes e serviços (R$ 188,48) no estado, embora o valor seja menor em relação ao ano passado. A informação consta da pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
Valor das compras terá recuo de 1,3% em SC

As atuais condições da economia, com a desaceleração da renda, desemprego e altas taxas de juros explicam a recuo. Segundo a pesquisa 35,2% das famílias declararam estar em situação financeira pior do que em 2015, 33,2% em situação melhor e 31,6% em patamar igual ao do ano anterior.

De acordo com Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, os lojistas precisam desenvolver estratégias para garantir o faturamento este ano, visto que o consumidor está bastante retraído. “Esta é uma das principais datas do calendário varejista brasileiro e cabe a nós, empresários, flexibilizar as condições de pagamento e colocar em prática ações para chamar a atenção do consumidor, aproveitando também a chegada do inverno”.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, a data ganha mais importância para o consumidor a cada ano e, desta vez, o recuo na expectativa de compras é menor do que o esperado pelos lojistas. “A troca de comando no governo federal e por consequência nos rumos da economia influencia no otimismo do catarinense para voltar às lojas”, pondera o dirigente.

Joinville deve ter o menor gasto de SC com presentes no dia dos namorados
Preços serão determinantes no dia dos namorados em Lages
Maioria dos consumidores de Itajaí pagará à vista no dia dos namorados
Consumidores da Capital preferem roupas para presentear no dia dos namorados
Criciúma deve liderar tíquete médio de SC no dia dos namorados
Comércio de rua é principal opção para dia dos namorados em Chapecó
Situação financeira pode impactar nas vendas em Blumenau

Perfil do consumidor

Carro-chefe das vendas na data, o segmento de vestuário deve ser o mais movimentado (56,5%), seguido por perfumes/cosméticos (13,6%) e calçados/bolsas (11,0%). O setor de serviços também deve sentir os impactos: 40,9% dos entrevistados pretendem sair para almoçar ou jantar.

A maioria pretende pagar os presentes em dinheiro (67,4%), seguida pelo parcelamento (20,6%). Atendimento (30%), preço (26%) e promoções (20%) serão os principais atrativos.

Para garantir a lembrança sem estourar o orçamento, 53,5% devem fazer pesquisa de preço antes de sair às compras. Os principais destinos serão o comércio de rua (70,4%), shopping centers (20,6%) e internet (4,3%). A pesquisa foi realizada com consumidores em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.