ECONOMIA

Santa Catarina lidera recuperação das vendas no primeiro trimestre de 2017

Atualizado em 28 junho, 2018

O mês de março reforçou a tendência de recuperação do comércio varejista catarinense: o setor registrou a quinta variação positiva no volume de vendas, na comparação com o mesmo mês anterior. Somando o primeiro trimestre do ano, o estado teve crescimento de 10,7% e posiciona-se como o que mais recuperou as vendas em 2017 no país, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (10), em março o avanço foi de 15,2% no volume de vendas e de 15,8% em termos de receita nominal. No acumulado de 12 meses, o volume de vendas do comércio varejista restrito (sem atividades de material de construção e veículos) apresentou variação de -0,2%, acima dos -2,1% do mês passado. Quanto à receita nominal, a variação de abril de 2016 a março de 2017 é de 8,1%, também maior do que o resultado do mês anterior (7,1%).

Volume de vendas no varejo de SC cresce pelo 4º mês consecutivo em fevereiro
Varejo de SC registra em janeiro terceira alta consecutiva no volume de vendas

Fatores como a queda da inflação e a retomada, ainda que reduzida, do tripé crédito, renda e emprego, provocam esta melhora.Numa perspectiva ampliada, o cenário ainda é difícil e de queda. Porém, já é possível afirmar que o segundo trimestre trará a volta do crescimento das vendas na taxa anualizada em Santa Catarina, dentro de um quadro de recuperação geral da economia a partir de uma trajetória mais equilibrada do endividamento público e da melhora do ambiente de negócios”, pontua o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova.

Entre os segmentos, a maior alta foi no segmento de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (50,5%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (27,5%). Por outro lado, houve forte queda no segmento de móveis (-17,3%) na comparação com março de 2016.

Cenário nacional

O comércio varejista restrito no país registrou queda de 4,0% no volume de vendas, em relação ao mesmo mês do ano passado. Esta foi a 23ª taxa negativa seguida nessa base comparativa. A variação da receita também foi negativa (-2,0%). No acumulado de 12 meses, o resultado do volume de vendas fechou com queda de 5,3% e a receita nominal variou positivamente em 3,5%, resultado considerado baixo.

 

Leia também

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina