Fecomércio SC e entidades contábeis atualizam empresários e contadores sobre operação Concorrência Leal

Atualizado em 22 junho, 2017

Cerca de 200 contadores e empresários catarinenses já foram atualizados acerca das novas regras da operação Concorrência Leal, que pretende fiscalizar 26,1 mil contribuintes. A rodada de palestras em sete cidades é uma iniciativa da Fecomércio SC em parceria com a Federação dos Contabilistas (Fecontesc), Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (Sescons) e o Conselho Regional de Contabilidade – (CRCSC).

A programação já passou por Joinville e Itajaí esta semana e segue para Blumenau (23), Chapecó (26), Lages (27), Criciúma (27) e Florianópolis (29). “Precisamos limar a informalidade fiscal em Santa Catarina para avançar em uma das nossas principais bandeiras: a redução da carga tributária”, pondera o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Segundo o empresário, a Federação vem trabalhando junto à Sefaz e à classe contábil deste a primeira edição da operação para que os profissionais possam orientar seus clientes.

Realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda, a terceira edição da operação está prevista para ser deflagrada ainda em junho, com foco nas empresas enquadradas no Simples Nacional e abrange o período de 2013 a 2016. O faturamento das empresas catarinenses optantes do Simples passou de R$ 38 bilhões em 2012, ano da primeira operação, para R$ 57 bilhões, em 2016.

O fisco estadual encaminhará aos contadores comunicados demonstrando as inconsistências ou divergências para a retificação de possíveis erros e pendências. São levados em conta dados do SPED Fiscal e do Sistema Eletrônico de Cálculo (PGDAS-D), Declaração Única e Simplificada de Informações Socioeconômicas e fiscais (DEFIS) com dados de compras efetuadas pelo Governo do Estado e pelas prefeituras catarinenses, além do Demonstrativo de Créditos Informados Previamente (DCIP), da Nota Fiscal Eletrônica (NFE) e das empresas de cartão de crédito e débito.

As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (48) 3229 1010 ou pelo e-mail eventos@fecomercio-sc.com.br.

Blumenau- 23 de junho
Welcome coffee 8h30