Lideranças contábeis e Fecomércio SC fazem balanço de evento sobre operação do Fisco

Atualizado em 22 agosto, 2017

Palestras foram realizadas em sete cidades para cerca de 900 inscritos

Representantes da classe contábil de Santa Catarina e Fecomércio SC fizeram um balanço sobre a rodada de palestras “Concorrência Leal 3: Cruzamento de informação e legalidade na era digital”, promovida em sete cidades no mês de junho, durante reunião realizada na última sexta-feira (18), na Federação.

As palestras reuniram mais de 900 profissionais e donos de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em todo o Estado para orientar sobre a operação da Secretaria da Fazenda, que está verificando a movimentação contábil e financeira apresentada por cerca de 26 mil empresas enquadradas no Simples Nacional. A terceira edição da operação será deflagrada em breve e vai avaliar as informações contábeis do período de 2013 a 2016.

O público sugeriu uma série de propostas e medidas, que foram resumidas em um documento que será entregue pelos organizadores do evento à Secretaria Estadual da Fazenda após o lançamento da operação pelo Fisco,a título de contribuição e aperfeiçoamento desta nova fase da Operação. Entre as sugestões está a alteração do prazo de fiscalização, extensão do limite para pagamento de débitos pendentes e a possibilidade de parcelamento de débitos do Simples Nacional. Outra questão bastante discutida nos eventos foi a mudança no direcionamento das ações de punitivas para orientativas, com acompanhamento durante o ano.

Para a Fecomércio SC, o objetivo é melhorar a gestão das empresas e estimular as boas práticas comerciais em Santa Catarina:  “Esta integração entre a Fecomercio SC e as entidades contábeis trouxe aos catarinenses informações relevantes e atualizadas sobre as ferramentas utilizadas pelo Fisco para o cruzamento de informações contábeis. Nos próximos anos queremos sensibilizar mais empresas no Estado e ampliar o número de cidades atendidas para oferecer orientação preventiva e evitar notificações ou autuação do Fisco”, afirma o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.

Participaram da reunião representantes da Fecomércio SC, Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Federação dos Contabilistas (Fecontesc) e Sescons  Santa Catarina, Blumenau e Grande Florianópolis.