Palestras sobre Concorrência Leal 3 reúnem quase 900 contadores e empresários

Atualizado em 03 julho, 2017

Florianópolis encerrou série de encontros com auditório lotado

Com o auditório lotado, terminou na quinta-feira (30), em Florianópolis, a série de sete palestras realizada em todas as regiões do Estado para esclarecer empresários e contadores sobre a Operação Concorrência 3, que vai apurar a movimentação financeira apresentada por cerca de 26 mil empresas catarinenses enquadradas no Simples Nacional. A terceira edição da operação, realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda, está prevista para ser deflagrada em julho e vai avaliar as informações contábeis do período de 2013 a 2016.

Somando o público deste último encontro, realizado no Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), a rodada reuniu cerca de 900 participantes. Os eventos foram promovidos pela Fecomércio SC, em parceria com a Federação dos Contabilistas (Fecontesc), Conselho de Regional de Contabilidade(CRCSC) e Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (Sescons) de Santa Catarina, Blumenau e Grande Florianópolis.

 Confira a galeria de fotos

As sugestões manifestadas pelos participantes serão resumidas em um documento, que será entregue pelos organizadores à Secretaria Estadual da Fazenda, a título de contribuição e aperfeiçoamento desta nova fase da Operação.

Responsável por ministrar as palestras, o contador e diretor-secretário da Fecontesc, Itelvino Schinaider, afirmou que a maior preocupação demonstrada pelas classes empresarial e contábil foi em relação aos desdobramentos da operação. “Na atual crise econômica, o receio é que ela acabe gerando a exigência de novos tributos num quadro em que prepondera a falta de caixa. Há também o temor de que algumas empresas acabem sendo excluídas do Simples Nacional, tendo que arcar com uma carga tributária mais elevada”, observou. Schinaider lembrou que a maioria das empresas do Simples já possui parcelamento de débitos e está impedida de contrair mais um, pois a lei limita os parcelamentos a um por ano.

 Leia mais:

Florianópolis encerra rodada de palestras sobre operação Concorrência Leal

Fecomércio SC e entidades contábeis atualizam empresários e contadores sobre operação

Joinville dá largada na rodada de palestras sobre operação Concorrência Leal em SC

Avaliação das lideranças contábeis e empresariais

“A Fecomércio/SC vem trabalhando junto à Sefaz e à classe contábil desde a primeira edição da operação de combate à sonegação. Para garantir uma concorrência justa entre as empresas catarinenses e aumentar a competitividade do Estado precisamos estimular as boas práticas e orientar para a regularização.” 
Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC

“Foi muito importante este evento, em que profissionais da contabilidade e empresários buscaram um objetivo comum: o de melhorar a gestão e as boas práticas comerciais.”  
Tadeu Oneda – presidente da Fecontesc

 “Pelo número de participantes nos eventos realizados, foi possível perceber que há maior preocupação dos empresários contábeis do que dos empresários do setor do comércio no que se refere à Concorrência Leal. Cabe às empresas buscarem informações e seguir as orientações recebidas dos empresários contábeis para que não sofram com punições futuras.”  
Eugenio Vicenzi – presidente do Sescon Santa Catarina.

“Ficou evidente que a evolução tecnológica está transformando a Contabilidade e também a gestão das empresas, que precisa ser cada vez mais profissional, pois hoje os Fiscos, tanto estadual quanto federal, contam com modernas ferramentas para cruzar dados e verificar toda a movimentação financeira dos contribuintes catarinenses.” 
Marcello Alexandre Seemann – presidente do CRCSC

“É importante que o contribuinte tenha uma boa comunicação com a empresa de contabilidade que o assessora, para evitar problemas com o fisco.” 
Fernando Baldissera
 – presidente do Sescon Grande Florianópolis

“O evento demonstrou que, por meio da orientação preventiva, é possível oportunizar àqueles com eventuais problemas condições de solucioná-los de forma clara e objetiva, diminuindo os impactos de eventuais fiscalizações, que sempre deixam um desconforto e um cenário de preocupação. Os profissionais contábeis procuram e defendem a desburocratização, justiça social e tributária através de orientações e acompanhamentos periódicos.” 

Jefferson Pitz  – presidente do Sescon Blumenau

 

Leia também

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Abril de 2024

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança