Referências em sustentabilidade participam de encontro internacional da Juventude Lixo Zero

Atualizado em 11 outubro, 2017

Programação gratuita deve reunir cerca de 400 participantes de 20 a 22 de outubro, na Unisul Pedra Branca, em Palhoça

Um supermercado com produtos gratuitos e em perfeitas condições de consumo pode parecer um cenário utópico para muitos, mas se materializou nas mãos da empreendedora social Ronni Kahn e hoje é modelo global de “resgate” de alimentos que seriam descartados por outros estabelecimentos e restaurantes. No local, o esquema é "pegue o que precisa, pague o que puder". A australiana, fundadora da ONG OzHarvest, está entre as palestrantes internacionais que vêm a Grande Florianópolis inspirar as novas gerações no 4º encontro internacional da Juventude Lixo Zero (IV Zero Waste Youth Meeting), entre os dias 20 e 22 de outubro, na Unisul Pedra Branca, em Palhoça.  A apresentação será no sábado (21), das 16h30 às 17h10 e das 17h50 às 18h30.

Leia mais: Confira a programação de peso

Promovido pelo Coletivo Jovem Lixo Zero, o evento deve reunir cerca de 400 participantes de vários estados do Brasil e de outros países, focados na construção de um mundo mais sustentável e de um cidadão-consumidor mais responsável.  A programação gratuita contará com uma série de palestras com as principais autoridades da área e oficinas (compostagem, bioconstrução, consciência marinha, entre outras) para engajar os jovens na causa, tornando-os líderes, multiplicadores e agentes de mudança.

Além de conscientizar a sociedade de maneira geral sobre a gestão do lixo, estimulando a responsabilidade social dos cidadãos e empresas, o objetivo é ajudar a formar uma geração de profissionais preparados para uma nova economia.

“O movimento e o próprio evento tentam estimular a mudança de hábitos e de estilo de vida, com base no conceito e nas práticas Lixo Zero, onde o consumo faz parte de sistema circular, não-linear, e os resíduos gerados viram insumos para produção de novos produtos”, afirma Laís Vidotto, umas das organizadoras do encontro internacional. Segundo ela. mudanças simples no comportamento podem fazer a diferença, como levar a própria sacola ecológica ao supermercado ou potes para compras a granel, deixar de solicitar a segunda via do cartão de crédito, utilizar produtos de segunda mão, fazer a separação correta dos materiais, carregar garrafa/caneca para evitar embalagens plásticas, etc.

Saiba mais

Para colocar em práticas o lema “Ação local, mudança global”, a organização prevê a separação e destinação correta dos resíduos sólidos gerados no evento e a contagem de energia elétrica consumida e da quantidade de gases emitidos pela locomoção das pessoas até o evento, em uma parceria com a Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental – EJESAM.  Após o levantamento de todas as informações, será realizada a neutralização dos gases com o plantio de mudas nativas.

O evento conta com o apoio institucional da Fecomércio SC