Programação de peso inspira novas gerações no encontro internacional da Juventude Lixo Zero

Atualizado em 21 agosto, 2018

Um time de primeiro escalão desembarca em Florianópolis para inspirar as novas gerações no 4º encontro internacional da Juventude Lixo Zero (IV Zero Waste Youth Meeting), realizado entre os dias 20 e 22 de outubro, na Unisul Pedra Branca, em Palhoça. Promovido pelo Coletivo Jovem Lixo Zero, o evento deve reunir cerca de 400 participantes de vários estados do Brasil e de outros países, focados na construção de um mundo mais sustentável e de um cidadão-consumidor mais responsável.

Leia mais:  Referências globais em sustentabilidade participam de encontro internacional em SC

Referência internacional em sustentabilidade, Pal Martesson estará na programação com a palestra no dia 20, das 14h30 às 15h10 e das 15h40 às 16h20. Fundador do maior parque de reciclagem do mundo, localizado em Gotemburgo, na Suécia, Martesson também coordena o departamento de gestão de resíduos e recursos hídricos da cidade e integra a Aliança Internacional Lixo Zero. É mentor do movimento jovem Let’s do It, que pretende reunir mais de 300 milhões de pessoas limpando praias em setembro de 2018, alinhados com os objetivos da ONU.

Eunice Maia traz de Portugal o case da Maria Granel, a primeira mercearia biológica a granel no país, no dia 21, das 16h30 às 17h10 e das 17h50 às 18h30. A empresária também é responsável pela introdução do sistema Bring your own container (traga sua própria embalagem, em tradução livre) no mercado português.

Da Inglaterra vem a consultora Tia Kansara, que orienta governos, empresas e indivíduos a discutir adaptações às mudanças climáticas, construção de cidades inteligentes, serviços de ecossistemas coletivos e individuais. Ela traz o conceito Replenish (reabastecer, traduzindo literalmente) e debaterá sobre as ameaças e oportunidades do futuro, no dia 20 das 15h40 às 16h20.

Coordenador da Zero Waste Academy (ZWA), na Nova Zelândia, Jonathon Hannon traz um olhar acadêmico para a discussão no dia 20, das 11 às 11h40 e 13h20 às 14h. Na pauta, desperdício zero, ecologia industrial e metabolismo urbano, economia circular, laboratórios vivos, reciclagem orgânica e papel do setor empresarial comunitário na reciclagem.

Coordenadora de programas de sustentabilidade, Leslie Lukacs, dos USA, compartilha sua experiência no dia 21, das 9h40 às 10h20 e das 11h10 às 11h30.  Ela é especializada no fornecimento de consultoria para implementação de programas abrangentes de sustentabilidade e desperdício zero para grandes instituições, agências públicas, locais e eventos.

O evento conta ainda com nomes nacionais, como Marcus Nakagawa, da ESPM Social, Sebastião Santos, do filme Lixo Extraordinário, e casos de boas práticas de universidades brasileiras e sul americanas.

Semana Lixo Zero

O evento integra a programação da Semana Lixo Zero, organizada pelo Instituto Lixo Zero, que acontecerá em mais de 12 capitais e 40 cidades no Brasil. As duas primeiras edições do evento também foram realizadas na Capital e a terceira, em 2014, em Porto Rico. O Coletivo Jovem Lixo Zero surgiu em 2011, em Florianópolis, para conscientizar, integrar e empoderar jovens na busca por soluções para um mundo sem lixo. Hoje está presente em 10 países e mais de 30 cidades no país, tornando-se referência na multiplicação e aplicação do conceito lixo zero.

O evento conta com o apoio institucional da Fecomércio SC