ECONOMIA

Comércio aquecido puxa alta do emprego em SC

Atualizado em 21 junho, 2018

Estado abriu 8.611 postos de trabalho formais em outubro

Santa Catarina está entre os cinco estados que mais criaram vagas de emprego no país em outubro. As condições de empregabilidade ganham cada vez mais fôlego, principalmente por conta da retomada do comércio e da indústria, além da gradativa recuperação do crédito. Em outubro, o estado abriu 8.611 postos de trabalho formais, depois de ter criado 8.011 empregos em setembro, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na segunda-feira pelo Ministério do Trabalho.

Na comparação com 2016, o desempenho é ainda mais relevante, já que em outubro do ano passado o estado havia criado 1.267 vagas.  O número positivo do mês foi puxado pelos setores do Comércio, com 3204 vagas, Indústria, com 2.726, e Serviços, que contratou 1.0931 trabalhadores a mais do que demitiu.

Leia mais:

Comércio catarinense registra em setembro 11ª alta no volume de vendas

Cerca de 38% dos empresários pretendem contratar temporários para fim do ano

No acumulado do ano, Santa Catarina soma 44.064 postos de postos de trabalho a mais, frente ao saldo negativo de 5.664 do ano passado. “O mês de outubro aponta para um período positivo de contratações neste fim de ano com o aumento da demanda proveniente da temporada de verão e expectativa de vendas para o Natal. A nova legislação trabalhista também permite uma maior formalidade do trabalhador, ao facilitar a contratação temporária e intermitente, típica deste período. Antes, sem a atualização da legislação trabalhista, estes trabalhadores ficavam na informalidade, sem seus direitos garantidos”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Em âmbito nacional, o país criou 76.599 postos de trabalho formais- o sétimo mês seguido de saldo positivo. O comércio puxou a recuperação com a criação de 37.321 empregos formais. No acumulado dos 10 primeiros meses do ano, o Brasil criou 217.403 novas vagas de trabalho com carteira assinada.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior