ECONOMIA

Câmara Empresarial de Comércio Argentina- Santa Catarina fomentará negócios bilaterais

Atualizado em 01 outubro, 2018

Cerimônia para selar parceria será nesta segunda-feira (7) em Florianópolis

O lançamento da Câmara Empresarial de Comércio Argentina- Santa Catarina, nesta segunda-feira (7), deve inaugurar uma nova fase de negócios bilaterais entre o estado e o país vizinho. O termo de implementação será assinado em Florianópolis, com a presença do Embaixador da República Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños, o Cônsul da República Argentina em Santa Catarina, Gustavo Ricardo Coppa, e o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O órgão atuará na cooperação comercial, educacional e turística entre as duas economias, fomentando novos negócios e ampliando parcerias, além de ser uma plataforma de networking das empresas, câmaras setoriais, entidades empresariais e governo. Para impulsionar o desenvolvimento das pequenas e médias empresas no mercado internacional, a Câmara também fará a articulação na importação/exportação, com base de dados de empresas interessadas, informações estatísticas e indicadores econômicos, visto que a Argentina é um dos principais destinos dos produtos catarinenses e o estado é um grande comprador do país vizinho.

“A economia forte e diversificada de Santa Catarina, além dos atributos naturais do nosso Litoral, sempre chamou a atenção da Argentina. Com a implantação da Câmara na Capital, a terceira no Brasil, vamos potencializar as oportunidades de abrir mercados e atrair investimentos”, pontua Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, entidade que sediará a nova estrutura.

Segundo o cônsul Gustavo Ricardo Coppa, que intermediou a criação da Câmara, a integração econômica e o intercâmbio de informações serão peças-chaves da nova parceria. “É imprescindível que todos que atuam na região disponham de uma casa para discutir os interesses comuns e ampliar seus negócios. As promissoras perspectivas na Argentina e em Santa Catarina são fruto do relacionamento comercial e da amizade entre os dois países, assim como a evolução nos campos institucional, político, comercial, turístico e cultural”, comenta.

Entre as ações previstas para o próximo ano está o fortalecimento das relações governamentais, com produção legislativa que impulsione a relação bilateral; criação de Fórum Setoriais para discutir competitividade, oportunidades e propostas; organização de seminários sobre conjuntura e tendências dos negócios; pesquisas de mercado, que poderão balizar a tomada de decisão; missões empresariais e visitas de delegações.

Santa Catarina e Argentina estreitam laços econômicos com criação da Câmara de Comércio