PESQUISA

Confiança dos consumidores e empresários acelera neste ano em Santa Catarina

Atualizado em 15 janeiro, 2018

Os últimos três anos de recessão deixaram o catarinense em estado de alerta, tanto que a cautela foi palavra de ordem para quem pretendia consumir ou investir. No entanto, a confiança deve ganhar força em 2018, conforme aponta a Pesquisa de Expectativa do Consumidor e Empresário, acompanhando o crescimento de outros indicadores econômicos.

Leia a pesquisa na íntegra

Depois das amargas lições aprendidas nos anos anteriores, o consumidor está mais otimista: para 55,6% o ano será melhor do que 2017, diante dos 22% que acreditam que será pior. Em Chapecó, por exemplo, a percepção de que 2018 será melhor chega a 69%. O bom desempenho do agronegócio, motor da economia regional, pode explicar este resultado. Já Criciúma teve o maior percentual de respostas negativas: 31,0% dos entrevistados considera que será pior. O índice conversa com o olhar do empresário, visto que 30,4% acreditam que as vendas ficarão entre regular ou ruim.

Entre os comerciantes, a percepção sobre o ano que passou foi bastante equilibrada: 38,8% consideraram melhor e 37,3% pior. Em Blumenau, que se destacou na geração de empregos e atividade econômica mais forte, mais da metade (56,1%) avaliou de forma positiva. O termômetro para 2018 é a expectativa de vendas, sendo que 80,9% estão otimistas, entre aqueles que vislumbram um cenário bom (46,6%) ou ótimo (34,3%). Os índices em Chapecó (85%), Blumenau (84,2%) e Joinville (84,7%) ultrapassam a média estadual.

Embora o panorama macroeconômico seja mais favorável este ano, a previsão de crescimento de 2,2% da economia brasileira ainda não é suficiente para reverter o tombo de 8,6% de 2014 a 2016. Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, será necessário acompanhar o humor do mercado e a possível instabilidade com as eleições, que podem provocar a elevação do dólar e estancar os investimentos.

“Certamente teremos um ano melhor e isso os indicadores já nos mostram desde o segundo semestre de 2017. A alta nas exportações e retomada do consumo, em um cenário fiscal controlado, inflação próxima à meta de 4,5% e juro básico relativamente baixo, na comparação com a média histórica nacional, trazem um novo ânimo para os brasileiros. No entanto, para termos ganhos reais de produtividade em toda a economia os investimentos devem ser retomado, o que só visualizamos em 2019. É necessário mais incentivo ao empreendedorismo e à iniciativa privada, bem como um conjunto de reformas microeconômicas que revejam a ampla burocracia e a complexa carga tributária brasileira”, pondera Breithaupt.

Mercado de trabalho

Consumidores estão seguros em relação ao emprego, mas cautela guia empresários nas contratações

 

Consumo e investimento

Consumo e investimento apontam para cenário mais otimista em 2018

 

Pesquisa para antecipar movimentos

A Fecomércio SC realiza anualmente a pesquisa que mostra a percepção do consumidor e do empresário, tendo em vista que a boa expectativa em relação ao futuro é determinante para o consumo e o investimento. Foram ouvidos 1.899 consumidores e 416 empresários, nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior