ECONOMIA

Faturamento dos serviços catarinenses tem queda de 3,3% em março

Atualizado em 28 junho, 2018

Os serviços em Santa Catarina continuam sendo prejudicados pela queda da atividade industrial e da demanda do governo, em uma perspectiva de 12 meses. Segundo a Pesquisa mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a receita nominal em março retraiu 1,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

PMC: Santa Catarina lidera recuperação das vendas no primeiro trimestre de 2017

No acumulado de 12 meses, a variação da receita nominal ficou negativa em 3,3%- o pior resultado desde o início da série histórica, em 2012. No Brasil, a receita nominal registrou alta de 1,0% na comparação com fevereiro 2017. No entanto, no acumulado de 12 meses, a variação da receita está em 0,2%.  

O resultado negativo do mês foi puxado pela queda de 13,5% no faturamento do segmento de informação e comunicação, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Todos os demais segmentos apresentaram crescimento na receita, com destaque para os serviços prestados às famílias, que cresceu 15,6% por conta do arrefecimento da inflação. A receita nominal nas atividades turísticas registrou alta de 16% em Santa Catarina, em relação ao ano passado. No resultado acumulado em 12 meses, a variação é positiva em 2,6%.

De acordo com o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova, apesar da baixa no setor, é importante frisar que os segmentos vêm se recuperando. “Seguindo a tendência geral da economia, os serviços apresentarão melhores desempenhos no decorrer do ano de 2017, com a queda na inflação, a recuperação, ainda que lenta, da renda das famílias e o início de uma retomada do crédito”, finaliza.

Leia também

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório