Fecomércio SC e trade turístico debatem futuro do setor na Feira Internacional da Economia do Mar

Atualizado em 17 maio, 2016

Sustentabilidade do setor, parcerias internacionais e articulação estratégica deram a tônica na participação da Fecomércio SC na Feira Internacional da Economia do Mar (FIMAR 2016), realizada no início de maio em Itajaí.

A federação reabriu os trabalhos da Câmara Empresarial de Turismo anunciando a carta de aceite da European Bolting Industrie (EBI) para a produção de uma pesquisa pioneira para o setor náutico catarinense, em parceria com a ACATMAR.

Durante seminário ‘Turismo e Sustentabilidade da Economia do Mar’ realizado na feira, o vice-presidente da Fecomércio SC, Fernando Willrich, defendeu a profissionalização do turismo, apresentou dados sobre a sazonalidade do setor e reforçou o trabalho do Sistema Fecomércio SC no desenvolvimento e fomento da atividade turística em Santa Catarina.

Willrich destacou a necessidade de avançar no marco regulatório do turismo náutico na Capital, fazendo com que se possa avançar no transporte de passageiros, cruzeiros e todas as potencialidades referentes à cadeia da economia do mar, com produtos e serviços fundamentais ao desenvolvimento econômico no Estado.

O seminário visou promover ações relevantes para a sustentabilidade plena, promover negócios, conservar o meio ambiente e gerar inclusão social por meio de geração de emprego e renda. Participaram da mesa de debates o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, Matteo Dusconi, Secretário Geral da Assonautica Italiana e Ferruccio Dardanello, Presidente da Unioncamere Piemonte.

Evento promove aliança do trade

Para fortalecer as relações entre as instituições que promovem o turismo em Santa Catarina, o Beto Carrero World promoveu o 4º Meeting, com a participação da Fecomércio SC, representantes do Governo do Estado de Santa Catarina, Costa Verde & Mar, Conselho Estadual de Turismo, Colegiado de Turismo da AMFRI e os principais municípios do Vale do Itajaí.

O grupo discutiu ações conjuntas, novos mercados, desafios e negócios para a qualificação do turismo no Estado. A intenção é fortalecer as alianças o ano todo e avançar com o debate sobre as estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo catarinense.

Anfitrião do evento, o diretor-presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, iniciou as apresentações falando sobre as perspectivas do turismo e a importância do comprometimento de todos. “O Beto tinha como objetivo reunir um grupo com o propósito comum de promover Santa Catarina como um destino forte no turismo brasileiro. É importante que a gente compartilhe todas as potencialidades que o Estado tem. Este é o momento de criarmos oportunidades!” destacou Siqueira.

Na sequência, o gerente de relações institucionais da Fecomércio SC, Elder Arceno, falou sobre a Rota Setorial Estratégica do Turismo, planejada em parceria com a Fiesc e Sebrae: “Participar deste evento de planejamento, com estratégias ousadas para o turismo é muito valioso. Apresentamos o panorama estratégico e setorial do turismo, com dados do mercado de trabalho, de empregabilidade, qualificação técnica e investimento em atrações turísticas”.

O painel de debates contou com a presença do diretor-presidente do Beto Carrero World e os convidados: Deputado Estadual, Leonel Pavan, o Presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o Presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ricardo Stodieck, e o Superintendente da Infraero em Navegantes, Edson Nogueira.