SESC/SENAC

Missão NY inspira empresários catarinenses

Atualizado em 17 janeiro, 2018

Se no ano passado uma das palavras-chave do Retail´s Big Show, promovido pela Federação Nacional de Varejo norte-americana, era ‘disrupção’, nesta edição os conceitos que mais apareceram na fala dos palestrantes são ‘experiência de compra’ e ‘personalização’.  A jornada do cliente desde o momento em que teve o primeiro contato com a mercadoria, seja na loja física ou no site, até a hora da compra precisa ser significativa e relevante. Oferecer um produto ou serviço com a cara do consumidor, que atenda seus desejos ou necessidades específicas, não é novidade entre as tendências, mas o refinamento de informações com o avanço da tecnologia amplia as possibilidades de diferenciação ou customização.

Estas e outras lições inspiraram a comitiva de brasileiros da Missão Técnica New York, realizada pelo Senac SC e Fecomércio SC, que está na Big Apple até esta quinta-feira (18) para acompanhar as novidades que vão nortear o varejo mundial nos próximos anos.  A 107ª edição da feira reuniu mais de 600 expositores e cerca de 30 mil visitantes de 95 países.

Estar entre os maiores players do mercado traz uma nova percepção sobre o futuro dos pontos de vendas, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), Marcelo Gevaerd. “A loja física está mais viva do que nunca. Não se fala em concorrência entre os dois canais, mas em integração, por que as pessoas transitam entre elas. Os americanos mesmo dizem que nós precisamos ter experiências dentro das loja física para continuar a compra na virtual”, afirma.

O grupo também conferiu na prática como operam grandes lojas do varejo e do atacado, a exemplo da Anthropologie’s, Eataly, Macy’s e Duane Reade, para “importar” as boas práticas para o Brasil. “Uma das apostas tecnológicas que mais chamaram atenção é a realidade virtual e aumentada, que leva o cliente a desfrutar uma experiência de compra personalizada”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Bruno Breithaupt.

Apesar de todas as tendências e inovações o que ainda faz a diferença nos negócios do varejo é manter o foco no consumidor, de acordo com o coordenador técnico da Missão NY, Marco Tutui. “Precisamos oferecer não só produtos, mas experiência e conveniência. A qualificação das pessoas é essencial para que eles possam oferecer ao consumidor experiências alinhadas com os objetivos das empresas. Colaboradores engajados com os propósitos ajudam a engajar o cliente”, sintetiza.

No sábado (13), a delegação também participou dos workshops internacionais “Distribuição e Logística no Comércio” e “Estratégias e Marketing para Varejo”, com professores da Universidade Ingolstadt, da Alemanha.