MERCADO

“Reajustes progressivos não devem mais penalizar setor produtivo e sociedade”, diz Breithaupt sobre paralisação dos caminhoneiros

Atualizado em 04 junho, 2018

Foto: Marcelo Pinto/APlateia

A paralisação dos caminhoneiros nos últimos quatro dias está afetando a economia e impactando no funcionamento dos supermercados, postos de gasolina, hospitais, indústrias e rede de ensino. Os caminhoneiros estão parados nas estradas desde segunda-feira (21) para protestar contra o aumento dos preços e a alta carga tributária dos combustíveis. Esta semana o Governo Federal anunciou que pretende zerar a CIDE (contribuição de intervenção no domínio econômico) que incide sobre a comercialização do Diesel, principal combustível dos caminhões, mas a expectativa dos manifestantes é a aprovação no Senado do projeto que prevê zerar também a PIS-Cofins.

Posicionamento da Fecomércio SC

A Fecomércio SC e seus sindicatos filiados acompanham com apreensão os desdobramentos da paralisação do setor de transportes de cargas. Desde o início, o comércio varejista e atacadista, o setor de serviços e as empresas de turismo em todo o Brasil vêm acumulando prejuízos. O setor de distribuição está sendo afetado na essência de sua atividade, deixando hospitais, comércio varejista, supermercados, hotéis, bares e restaurantes desabastecidos e com dificuldade de atendimento ao público. Escolas, universidades e o próprio transporte de passageiros também foram impactados.

Mais do que encontrar os culpados pelo caos que está instaurado no Brasil, é fundamental que o poder público encontre soluções para esta paralisação. O custo logístico e o próprio custo Brasil justificam a legitimidade deste movimento. Os reajustes progressivos não devem mais penalizar o setor produtivo e a sociedade, desidratando a competitividade dos produtos e serviços brasileiros.

O governo precisa oferecer mais do que uma alternativa momentânea. O movimento grevista já sinalizou a medida para dar fim a greve: a sanção presidencial da proposta aprovada na quarta-feira (23) pela Câmara dos Deputados, que zera a alíquota de PIS/Cofins sobre o óleo diesel.

O país vive um momento de verdadeiro caos social. Não é o momento de o governo fazer barganha com reoneração da folha de pagamentos ou qualquer outra medida que penalize a produção e distribuição nacional. O Estado brasileiro precisa encontrar uma saída que atinja ao seu próprio agigantamento, com uma reforma administrativa que vise redução dos custos e aumento da produtividade, sem jogar a conta para a já sobrecarregada sociedade.

A Federação e seus sindicatos apelam aos senadores e deputados catarinenses que acelerem a tramitação da pauta legislativa para encerrar este impasse.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior