ECONOMIA
Santa Catarina reforça laços comerciais com Argentina em rodada de negócios
Pelo menos 23 empresas catarinenses participaram de rodada de negócios com fornecedores argentinos, nesta quinta-feira (7), em Florianópolis. Entre os produtos importados do país vizinho estão vinhos, azeites, grãos, condimentos, frutas secas e laticínios. A missão comercial no Brasil foi articulada pelo Consulado da República Argentina em Florianópolis e a Câmara Empresarial de Comércio Argentina- Santa Catarina, composta pela Fecomércio SC e outras entidades empresariais.
“As relações bilaterais já são bem positivas com a Argentina- o país é o principal “cliente” do nosso turismo– e agora queremos potencializar os laços comerciais. A rodada conectou grandes redes de supermercados, distribuidores e importadoras de Santa Catarina com cerca de 13 empresas argentinas dos segmentos de alimentos e bebidas”, afirmou o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.
Segundo o empresário, para melhorar a competitividade tanto do produto catarinense, como o que será importado do país vizinho, ainda é necessário avançar na padronização das normas técnicas e fitossanitárias, melhorar a infraestrutura das rodovias– visto que parte dos produtos e insumos são transportadas via terrestre-, desburocratizar procedimentos e modernizar legislações tributárias.
O evento chegou a Capital após passar por Curitiba (4) e Porto Alegre (6). De acordo com o gerente de assuntos internacionais da Agência Argentina de Investimento, Lisandro Parra, o Estado é um “mercado natural” por conta da proximidade geográfica e a facilidade logística de escoamento de mercadorias.
“A Argentina está num processo de reabertura para o mundo e ainda tem um comércio deficitário com o Brasil, com muito espaço para crescer na região Sul. Nesta missão fechamos vários negócios e prospectamos potenciais clientes no mercado catarinense”, afirma. A atuação do órgão é semelhante à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na promoção de produtos e serviços no exterior e atração de investimentos estrangeiros.
A Argentina corresponde a uma fatia considerável do comércio exterior catarinense: quase 7% segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. As exportações catarinenses para o país vizinho somaram R$ 228,6 milhões entre janeiro e maio de 2018. Neste período, as importações chegaram a R$ 415,6 milhões.






