Santa Catarina reforça laços comerciais com Argentina em rodada de negócios

Atualizado em 07 junho, 2018

Pelo menos 23 empresas catarinenses participaram de rodada de negócios com fornecedores argentinos, nesta quinta-feira (7), em Florianópolis. Entre os produtos importados do país vizinho estão vinhos, azeites, grãos, condimentos, frutas secas e laticínios. A missão comercial no Brasil foi articulada pelo Consulado da República Argentina em Florianópolis e a Câmara Empresarial de Comércio Argentina- Santa Catarina, composta pela Fecomércio SC e outras entidades empresariais.

“As relações bilaterais já são bem positivas com a Argentina- o país é o principal “cliente” do nosso turismo– e agora queremos potencializar os laços comerciais. A rodada conectou grandes redes de supermercados, distribuidores e importadoras de Santa Catarina com cerca de 13 empresas argentinas dos segmentos de alimentos e bebidas”, afirmou o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.

Segundo o empresário, para melhorar a competitividade tanto do produto catarinense, como o que será importado do país vizinho, ainda é necessário avançar na padronização das normas técnicas e fitossanitárias, melhorar a infraestrutura das rodovias– visto que parte dos produtos e insumos são transportadas via terrestre-, desburocratizar procedimentos e modernizar legislações tributárias.

O evento chegou a Capital após passar por Curitiba (4) e Porto Alegre (6). De acordo com o gerente de assuntos internacionais da Agência Argentina de Investimento, Lisandro Parra, o Estado é um “mercado natural” por conta da proximidade geográfica e a facilidade logística de escoamento de mercadorias.

“A Argentina está num processo de reabertura para o mundo e ainda tem um comércio deficitário com o Brasil, com muito espaço para crescer na região Sul. Nesta missão fechamos vários negócios e prospectamos potenciais clientes no mercado catarinense”, afirma. A atuação do órgão é semelhante à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na promoção de produtos e serviços no exterior e atração de investimentos estrangeiros.

A Argentina corresponde a uma fatia considerável do comércio exterior catarinense: quase 7% segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. As exportações catarinenses para o país vizinho somaram R$ 228,6 milhões entre janeiro e maio de 2018. Neste período, as importações chegaram a R$ 415,6 milhões.