ECONOMIA

Senado derruba proposta de minirreforma trabalhista

Atualizado em 02 setembro, 2021

O Plenário do Senado rejeitou, nesta quarta-feira (1º), a Medida Provisória (MP) 1.045/2021, que previa a renovação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, a criação de programas de primeiro emprego e de qualificação profissional e mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o Código de Processo Civil e uma série de outras leis. O texto original sofreu tantos acréscimos- certa de 200 emendas- que a MP passou a ser chamada de “minirreforma trabalhista”.

Reflexo do BEm em SC

O Programa previa a redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho com o pagamento de um benefício emergencial aos trabalhadores com carteira assinada e com contratos de aprendizagem e de jornada parcial, calculado com base no seguro desemprego.

Em 2020, ajudou a minimizar as perdas de postos de trabalho e garantiu renda para as famílias. Os dados até agosto apontam que cerca de 571 mil trabalhadores formais foram alcançados em Santa Catarina entre a primeira e segunda versão do Bem, com a realização de mais de 969 mil acordos.

O setor de serviços representou 40% dos acordos e o setor do comércio 15%. Ou seja, mais da metade dos acordos realizados no período foram do setor terciário, um dos mais afetados pela crise provocada pela pandemia, totalizando 482 mil acordos em 2020 e 53 mil em 2021.

Leia mais

O que muda com a ‘minirreforma trabalhista’

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior