INSTITUCIONAL

Trajetória da Fecomércio SC é afinada com história do país

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Inauguração do Centro de Veraneio de Cacupé (1969), hoje Hotel Sesc Cacupé

Ao longo das últimas sete décadas, a Federação esteve conectada aos principais movimentos econômicos e sociais ou ao zeitgeist (conceito alemão que significa “espírito do tempo”). A entidade completa 70 anos nesta sexta-feira (10.08.2018) com um calendário de ações e projetos ao longo do ano.

No período do “milagre brasileiro”, entre 1960 e 1970, a entidade defendeu o desenvolvimento econômico por meio de ampliação da infraestrutura estadual. Com a ascensão da globalização e da internacionalização dos mercados, de 1980 para 1990, a competitividade intensificou, exigindo qualificação profissional especializada e outras formas de gestão empresarial. Sintonizada com as novas necessidades, o sistema Fecomércio SC Sesc Senac  ampliou os cursos de informática e línguas para qualificar o catarinense para os novos tempos.

Na implementação do Plano Real, a Fecomércio SC atuou para garantir que a abertura econômica atendesse aos interesses de ganhos de competitividade em uma estrutura regulatória que permitisse a concorrência em igualdade de condições. O olhar se voltou para a melhoria do ambiente de negócios nos anos 2000. Desburocratização, eficiência produtiva no setor público, política fiscal responsável e construção de instituições sólidas passaram a ser as diretrizes da Federação.

“Hoje o país enfrenta uma crise institucional sem precedentes por conta das turbulências políticas e econômicas. Diante deste cenário, o setor produtivo precisa robustecer a representatividade para ajudar a construir um Brasil mais competitivo, produtivo e, com isso, menos desigual”, pontua Breithaupt.

Próximo a virada da década, o cenário é ainda mais desafiador, tanto para a entidade, como para o setor terciário: o novo panorama sindical exige amadurecimento e reestruturação da atividade após a Reforma Trabalhista, demandando assim gestão transparente e profissional, com entidades sindicais cada vez mais alinhadas aos anseios da base representada.

Confira os marcos históricos na linha do tempo

 

Leia mais:

Bruno Breithaupt é reconduzido à presidência da Fecomércio SC

Fecomércio SC lança campanha em comemoração aos 70 anos

 

 

 

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa