ECONOMIA

Balanço 2022: pix cresce nas datas comemorativas em Santa Catarina

Atualizado em 09 janeiro, 2023

Após mais de dois anos em uso, não há dúvidas de que o pix chegou para ficar e a cada dia avança entre as principais formas de pagamento no Brasil. Desde que foi lançado, em novembro de 2020, ganhou novas funcionalidades e regras para utilização.

Entre as mudanças mais recentes estão o fim do limite individual por transação, a personalização do horário noturno e a ampliação do limite para Pix Saque e Troco, em vigor desde segunda-feira (2). De acordo com o Banco Central (BC), as alterações devem trazer mais segurança e flexibilidade ao sistema de transferências instantâneas.

As pesquisas de resultados de vendas das principais datas do comércio, realizadas pela Fecomércio SC, mostram a evolução da participação do pix em 2022- apenas na Black Friday foi menor do que no ano anterior.

O levantamento sobre hábitos de compras cotidianas em Santa Catarina, realizado no início do ano passado, já sinalizava que o pix (40,7%) tinha ultrapassado o dinheiro em espécie (33%). Embora o cartão de crédito liderasse a preferência – entre parcelado (65,5%), débito (55,5%) e à vista (49,2%)-, o novo sistema de pagamento estava conquistando mais espaço.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.