PEIC de Joinville revela aumento no endividamento das famílias em outubro

Em outubro, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de Joinville, realizada pela Fecomércio SC e pelo Sindilojas Joinville e Região, revela aumento de 0,8 pontos percentuais (p.p.) no índice de endividados, no comparativo com o mês anterior, chegando a 54,4%. É o segundo maior índice entre as cidades analisadas, atrás de Florianópolis.

Para a Fecomércio SC, o aumento registrado em Joinville não prejudicou as condições de endividamento, pois as famílias pouco ou mais ou menos endividadas são maioria e o grau de comprometimento da renda permanece reduzido. Além disso, o percentual de famílias que não irão conseguir pagar as dívidas futuras está sob controle, assim como o prazo de quitação, fatores que garantem o crescimento das vendas sem riscos para a situação financeira dos joinvilenses.

Na comparação anual da PEIC, o total de endividados em Joinville teve acréscimo de 10,9 p.p., já que, em outubro de 2013, o índice era de 43.5%. Por outro lado, o número de famílias joinvilenses com contas em atraso – 17,1% – está estável, variando apenas 0,1 p.p. entre os meses de setembro e outubro.

O percentual dos muito endividados ficou em 7,9%, enquanto o grupo de mais ou menos endividados de outubro registrou 25%. Quanto aos pouco endividados, o índice é de 21,5%. Aqueles que responderam não ter dívidas somam 45,6%.

Já em relação aos tipos de dívida, os cartões de crédito voltam a ser o principal agente do endividamento em Joinville, com 73,7%. Em segundo, terceiro e quarto lugares aparecem, respectivamente, os carnês (61,1%), o crédito consignado (43,5%) e o financiamento de carro (38,3%).

Veja a pesquisa completa aqui.

Categorias: Notícias
Última atualização: 28 de outubro de 2014