Joinville deve ter o menor gasto de SC com presentes no dia dos namorados

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Os joinvilenses serão os mais econômicos no dia dos namorados em SC, com a cidade apresentando o menor gasto médio com presentes e serviços (R$ 146,82), abaixo da média estadual (R$ 170,60) e do valor registrado em 2015 (R$ 151,26). Os dados constam da pesquisa de intenção de compras para o período, realizada pela Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

As atuais condições da economia, com a desaceleração da renda, desemprego e altas taxas de juros, explicam a menor confiança. Segundo a consulta, 46,5% das famílias declararam estar em situação financeira pior do que em 2015, 28,4% em condição melhor e 25,1% no mesmo patamar.

De acordo com Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, os lojistas precisam desenvolver estratégias para garantir o faturamento este ano, visto que o consumidor está bastante retraído. “Esta é uma das principais datas do calendário varejista brasileiro e cabe a nós, empresários, flexibilizar as condições de pagamento e colocar em prática ações para chamar a atenção do consumidor, aproveitando também a chegada do inverno”.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, a data ganha mais importância para o consumidor a cada ano e, desta vez, o recuo na expectativa de compras é menor do que o esperado pelos lojistas. “A troca de comando no governo federal e por consequência nos rumos da economia influencia no otimismo do catarinense para voltar às lojas”, pondera o dirigente.

Joinville deve ter o menor gasto de SC com presentes no dia dos namorados
Preços serão determinantes no dia dos namorados em Lages
Maioria dos consumidores de Itajaí pagará à vista no dia dos namorados
Consumidores da Capital preferem roupas para presentear no dia dos namorados
Criciúma deve liderar tíquete médio de SC no dia dos namorados
Comércio de rua é principal opção para dia dos namorados em Chapecó
Situação financeira pode impactar nas vendas em Blumenau

Perfil do consumidor

Carro-chefe das vendas na data, o segmento de vestuário (49,2%) será o mais movimentado, seguido por perfumes/cosméticos (18,7%) e calçados/bolsas (12%). O setor de serviços também sentirá os impactos: 23,1% dos entrevistados pretendem sair para almoçar ou jantar.

A maioria pretende pagar os presentes em dinheiro (68,2%), seguida por à vista no cartão de crédito (14%) e débito (9,4%). Atendimento (40%), preço (37%) e variedade de marcas (12%) serão os principais atrativos.

Para garantir a lembrança sem estourar o orçamento, 61,9% dos consumidores devem fazer pesquisa de preço antes de sair às compras. Os principais destinos serão o comércio de rua (56,9%), shopping centers (33,4%) e internet (5,7%), o maior índice no estado. A pesquisa foi realizada com consumidores em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.