MERCADO

Pesquisa aponta consumidor otimista e empresário moderado para 2019 em SC

Atualizado em 12 agosto, 2019

Crescimento sólido no volume de vendas, queda no desemprego e recuperação da renda sinalizam para um ano de economia no verde em Santa Catarina. Para retratar como está o nível de confiança da população- fator determinante para o consumo e para o investimento- a Fecomércio SC realizou a pesquisa Expectativa do consumidor e do empresário para 2019 em sete cidades do Estado.

Os dados foram apurados com 2.109 consumidores e 402 empresários em Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau. Leia a pesquisa na íntegra

Conforme a pesquisa, os consumidores deslumbram um cenário positivo neste ano, enquanto os empresários ainda mantém uma postura ponderada.  Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o humor do mercado está diretamente ligado à nova agenda econômica do governo e medidas de longo prazo.

BLOG: O que esperar do futuro ministro da Economia
Artigo: Rumos de SC e do Brasil em 2019

“Embora o país, especialmente Santa Catarina, já acumulem bons resultados desde 2018, o setor produtivo depende de reformas estruturantes, como a da Previdência e Tributária, para recuperar de vez o otimismo”, analisa.

Leia mais: Retrospectiva 2018 e a expectativa 2019 da Fecomércio SC

Expectativas do consumidor e do empresário para o ano de 2019