INSTITUCIONAL

Empossada presidência e nova diretoria da Fecomércio SC

Atualizado em 08 janeiro, 2024

A presidência e a nova diretoria da Fecomércio SC para o exercício 2018- 2022 foi empossada nesta segunda-feira (13) em solenidade interna, durante a 1ª reunião extraordinária do Conselho de Representantes da Fecomércio SC, no Sesc Cacupé, em Florianópolis. O empresário Bruno Breithaupt foi reeleito em votação unânime no mês de maio e permanece à frente da entidade pelo terceiro mandato consecutivo.

Leia mais:  Fecomércio SC completa 70 anos de história em 10 de agosto 

O ato de posse contou com a participação dos membros do Conselho de Representantes da Fecomércio SC, vice-presidentes da Federação, novos diretores e dirigentes do Sesc e Senac.

Confira a galeria de fotos da posse

Durante o discurso de posse, Breithaupt destacou o DNA empreendedor do catarinense e instigou os novos membros da diretoria a serem agentes de transformação em SC. “Diante de um período turbulento, enxergamos oportunidades e vislumbramos a diversidade econômica como um farol na tempestade. Também lideramos campanhas importantes em favor da produtividade e contra e alta carga tributária. Estamos atentos às mudanças no cenário sindical. Se a reforma trabalhista pôs fim à contribuição sindical obrigatória, também nos trouxe oportunidades: com a prevalência do negociado sobre o legislado, o sindicato patronal conquistou protagonismo na legítima defesa da categoria. Inicio esta nova gestão certo de que ainda temos muito a construir com os empresários, poder público e sociedade civil”, afirmou após a entrega dos certificados de posse aos novos vice-presidentes.

Presidente da Fecomércio SC destaca articulação legislativa em sessão na Alesc

Representatividade

Desde o final da década de 1940 a Fecomércio SC tem sólida atuação com o setor terciário, impulsionando direta ou indiretamente o desenvolvimento da economia catarinense. Com os braços sociais- Sesc e Senac- contribuiu para que SC se consolidasse nos indicadores econômicos e sociais. As duas casas dispõem de uma rede de instalações e unidades móveis para promover o bem-estar social, desenvolvimento cultural, melhoria da qualidade de vida e qualificação profissional no Estado.

Leia mais: Trajetória da Fecomércio SC é afinada com história do país

Atualmente, a Fecomércio SC reúne 72 sindicatos dos setores de serviços, habitação, varejo, atacado, turismo, supermercados e comércio farmacêutico em Santa Catarina, que respondem por 63,9% do emprego no Estado e englobam mais de 650 mil empresas.

Gestão eleita para 2018- 2022

Presidente: Bruno Breithaupt
Vice-presidente: Celio Spagnoli
Vice-presidente Financeiro e de Gestão: Francisco Antônio Crestani 
Vice-presidente de Habitação: Sergio Luiz dos Santos
Vice-presidente de Serviços: Sandro Alberto Moretti
Vice-presidente de Turismo: Helio Dagnoni
Vice-presidente de Varejo: Emilio Rossmark Schramm
Vice-presidente de Atacado: Telmo Sandro Poli
Vice-presidente de Supermercados: Atanazio dos Santos Netto
Vice-presidente de Comércio Farmacêutico: Gentil Coradelli
Vice-presidente Grande Florianópolis:
 Marcelo Faria Brognoli
Vice-presidente Região Sul: Tito Livio de Assis Goes
Vice-presidente Planalto Serrano: Walter Hoeller de Souza
Vice-presidente Região Oeste: Marcos Antonio Barbieri
Vice-presidente Meio Oeste:  Leocergio Sarturi
Vice-presidente Região Norte: Herton Scherer
Vice-presidente Planalto Norte: Carlos Roberto Burigo
Vice-presidente Vale do Itajaí: Marcelo Gevaerd
Vice-presidente Litoral: Amarildo José da Silva

Representantes CNC Titulares: Bruno Breithaupt e Celio Spagnoli
Representantes CNC Suplentes: Marcelo Faria Brognoli e Sandro Alberto Moretti

Suplentes da Diretoria: Laureci Volpato, Romildo Letzner, Célio Fiedler e Natanael Wisintainer

Conselho Fiscal – Titulares:  Roque Pelizzaro Júnior, Fernando Wilrich e Lucio José de Matos
Conselho Fiscal – Suplentes: Luiz Alfredo Werka, Adriano Manoel dos Santos e Vanderlei Rogério de Limas

Campanha alusiva

A Federação lançou a campanha institucional “O Futuro é o Nosso Presente”  para marcar os sete décadas de fundação. Com a imagem de um olhar vislumbrando o horizonte, a peça tema transmite o propósito da Fecomércio SC de estar sempre à frente na busca pela representação, defesa e orientação do comércio, serviços e turismo de Santa Catarina.

Para interagir com os personagens dessa história, a Federação convida os parceiros para enviar um depoimento em vídeo contando sobre a participação da entidade na trajetória profissional ou no negócio.  O material será compilado no hotsite e compartilhado nas redes sociais e canais de comunicação da entidade.

Os marcos históricos mais relevantes da Federação também poderão ser acompanhados em uma linha do tempo publicada no hotsite do projeto e no site da Federação.

Selo comemorativo

A primeira iniciativa do calendário de 70 anos foi o lançamento de um selo postal comemorativo, no final de junho. A identidade visual do selo é composta pela data e as asas de Mercúrio, deus da venda, do lucro e do comércio na mitologia romana, com tipografia nos tons de azul marinho e ouro. O selo personalizado alusivo ao aniversário da entidade é um produto filatélico, impresso pela Casa da Moeda do Brasil, e vem sendo utilizado nas correspondências  da Federação e dos sindicatos filiados.

Campanhas

Com o slogan “A Fecomércio SC completa seu negócio”, a campanha lançada no início de 2018 destacou o papel estratégico dos sindicatos do comércio, serviço e turismo no novo panorama sindical brasileiro.

Campanha institucional da Fecomércio SC destaca protagonismo dos sindicatos

Duas bandeiras que estão na agenda prioritária da entidade foram trabalhadas nos anos anteriores. Em 2017, a Federação lançou a campanha propositiva “Por um Novo Brasil” em apoio às reformas estruturantes – previdenciária, trabalhista, política e tributária- necessárias para o desenvolvimento social, político e econômico do país.

Fecomércio SC lança campanha por reformas estruturantes

No ano anterior, o possível retorno da CPMF motivou a campanha “Já está pesado demais”, no qual o personagem Pesadinho percorreu o Estado para alertar a população sobre os impactos negativos do aumento da carga tributária.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior