PESQUISA

Levantamento com empresários aponta demandas e desafios em nove cidades catarinenses

Atualizado em 05 novembro, 2020

A Fecomércio SC mapeou as principais demandas e desafios municipais dos setores de comércio, serviços e turismo nas cidades de Blumenau, Criciúma, Concórdia, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Canoinhas e Lages.

O objetivo do projeto é compreender as necessidades, anseios e gargalos dos empresários em suas regiões e disponibilizar aos futuros gestores municipais os principais pleitos em relação a cinco macrotemas: burocracia, mobilidade urbana, educação, segurança pública e saúde.

Confira os relatórios na íntegra

Blumenau
Criciúma
Concórdia
Chapecó
Florianópolis
Itajaí
Joinville
Canoinhas
Lages

Base para plano de governo

Nas eleições passadas, a entidade levantou as demandas regionais para balizar os candidatos e futuros governantes. Em 2018, as informações apuradas deram origem a Carta do Comércio SC, um diagnóstico que retratava os entraves para a competitividade das empresas catarinenses e trazia possíveis soluções em relação ao comércio exterior, legislação trabalhista, captação de recursos, ambiente econômico, sistema legal e tributário, entre outros.

Nas eleições municipais em 2016, a Pesquisa de Avaliação do Serviço Público apontou os desafios para os prefeitos de sete cidades em Santa Catarina. Nove quesitos – Saúde, Educação, Preservação Ambiental, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Água e Esgoto, Limpeza Urbana, Habitação e Cultura e Lazer – foram avaliados  para mostrar a percepção da população em Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Lages e Chapecó. Os dados também tinham sido levantados em 2012.

Leia também

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Abril de 2024

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança