MERCADO

Sondagem traz impactos da paralisação dos caminhoneiros no abastecimento das empresas

Atualizado em 04 junho, 2018

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Dados apurados pela entidade apontam que  77,3% dos empresários entrevistados foram afetados

A Fecomércio SC realizou uma sondagem com empresários do comércio, serviços e turismo em Santa Catarina, durante esta quinta-feira (24), para avaliar os impactos da greve dos caminhoneiros no abastecimento das empresas. Foram realizadas cinco perguntas para 118 empresários dos municípios de Balneário Camboriú, Biguaçu Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Rio Negrinho e São Francisco do Sul.

Os dados foram apurados com os segmentos:  atacado (20,2%), restaurantes (19,3%), posto de gasolina (17,61%), supermercados (13,4%), hotel (11,8%), material de construção (10,1%) e transporte intermunicipal (7,6%).

Para 77,3% dos empresários, a greve dos caminhoneiros afetou o abastecimento e a atividade da empresa de alguma maneira.

Sondagem
Infogram

A magnitude do desabastecimento supera os 50%: 61,4% das mercadorias ou insumos não chegaram ao destino. Os segmentos mais afetados foram: transporte intermunicipal (93,3%) e postos de gasolina (86,3%), com falta de combustível, e restaurantes (55,8%), que deixaram de receber os alimentos.

Sondagem: insumos que não chegaram
Infogram

A Fecomércio SC também perguntou se os empresários adotaram alguma estratégia para contornar o desabastecimento neste período de paralisação. A maioria deles (60,5%) foi pega desprevenida e não adotou nenhuma estratégia. No entanto, 38,7% adotou algum tipo de medida para contornar a escassez de produtos:

Copy: Sondagem
Infogram

Foram citadas algumas medidas para contornar o desabastecimento:

• Adiantar folgas;
  • Buscar insumos diretamente na distribuidora;
  • Estabelecer limite de compra por cliente;
  • Empresário já havia feito estoque, pois sabia que iria ter greve;
  • Alterar fornecedor para mais perto do estabelecimento;
  • Redução do horário de atendimento
    Fonte: Núcleo de pesquisas/Fecomércio SC

Avaliação dos impactos em SC

O Governo reuniu o setor produtivo catarinense na quinta-feira (24) para discutir os impactos da greve do transporte de cargas. Os dados da sondagem foram apresentados em primeira mão às lideranças da Fiesc, Facisc, FCDL, Acats, Fetrancesc e Faesc. Durante a reunião, a entidade afirmou que estão trabalhando, com apoio dos sindicatos filiados, junto a bancada catarinense para acelerar a tramitação dos projetos que possam dar fim ao impasse.

“Reajustes progressivos não devem mais penalizar setor produtivo e sociedade”, diz Breithaupt sobre paralisação dos caminhoneiros

Fim da CIDE sobre diesel ajuda controlar preços, mas medida é considera insuficiente pela Fecomércio SC