Comitiva da Fecomércio SC avalia o planejamento urbano em Dubai

Atualizado em 12 junho, 2020

A comitiva da Missão Empresarial Dubai/China da Fecomércio SC chegou, no último sábado (25), a Dubai, onde ficará até esta segunda (27), quando parte para Shangai. Em Dubai, a comitiva pôde conhecer a infraestrutura do emirado situado em meio ao deserto, além de visitar a Zona Franca de Jafza, que fica em torno do porto de Jabel Al, um dos maiores do mundo.

Uma das primeiras impressões sobre a região de Dubai fica por conta dos relatos do vice-presidente da Grande Florianópolis, Marcelo Brognoli, e do vice-presidente de Habitação, Sérgio Luiz dos Santos. Os dois representantes da Fecomércio SC ressaltaram as soluções encontradas por Dubai para transformar o mercado imobiliário em uma das maiores fontes de receita, junto com comércio, turismo e serviços.

“Um aspecto muito interessante e positivo para o mercado é que o Estado é sócio dos empreendimentos. Isso traz confiança ao investidor, que ainda tem a isenção de vários impostos. Além disso, Dubai investe em dados concretos, obtidos por meio de pesquisas do setor, algo semelhante ao que a Fecomércio tem buscado, com suas pesquisas do mercado imobiliário”, destaca Brognoli.

Para o VP de Habitação, outro item a ser analisado pela comitiva é o planejamento urbano da região. “O planejamento e a mobilidade da região são dignos de exemplo para nossos administradores públicos. Precisamos evitar o adensamento dos grandes centros, que já estão insustentáveis, e investir em novos bairros. Em Dubai, com a estrutura eficiente de transporte público, é possível morar em um bairro distante do centro, com mais qualidade de vida, e fazer o trajeto em pouco tempo”, avalia o VP.

A comitiva visitará Dubai e China até o dia 4 de novembro e participará da Canton Fair, a maior feira mundial de exportação e importação, em Guangzhou (Cantão), que acontece entre os dias 1º, 2 e 3 de novembro. Participam da Missão Empresarial da Fecomércio SC o diretor-executivo Marcos Arzua, os vice-presidentes da Fecomércio da Região Oeste, Francisco Crestani; da Grande Florianópolis, Marcelo Brognoli; de Varejo, Sandro Moretti; de Habitação, Sergio Luiz dos Santos; o presidente da Câmara Empresarial do Comércio Atacadista da Fecomércio SC, Telmo Sandro Poli; a coordenadora das Câmaras Empresariais da Fecomércio SC, Marília Haffermann; o diretor editorial da Adjori-SC, Luiz Fernando Bond; e a empresária do setor de comunicação, Luciana Rivoli.