Fecomércio e ABComm/SC promovem palestras e workshops sobre comércio eletrônico

A Fecomércio SC e a ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina) promovem, na próxima semana, dois encontros do evento Filial Nacional, que tem por objetivo levar o conhecimento e as tendências em comércio pela internet para as empresas de todo o Estado de Santa Catarina. Na ocasião, será feito o lançamento do Fecomércio Shopping, a plataforma de e-commerce da Fecomércio SC, (www.fecomercioshopping.com.br), uma ferramenta de negócios pensada para os empresários do setor terciário que não podem deixar de marcar presença no mundo virtual.

O primeiro encontro acontece no dia 9 de dezembro, das 19h às 22h, na Faculdade Tecnologia do Senac, em Blumenau (Av. Brasil, 610 – bairro Ponta Aguda). No dia seguinte, no mesmo horário, será realizado no Sesc de Joinville (Rua Itaiópolis, 470 – bairro América). As principais palestras terão como tema: Marketing Online para empresários perspicazes; Ampliando as Vendas do Atacado pela Internet; e Comércio na Internet e a Estratégia da Filial Nacional. As inscrições podem ser feitas em filialnacional.com.

De acordo com o diretor-executivo da Fecomércio SC, Marcos Arzua, o setor terciário necessita inovar suas práticas e procedimentos, cabendo também ao lojista conhecer e utilizar a seu favor a tecnologia da informação e os diferentes meios de comunicação e venda, dentro e fora da loja física. “O mercado on-line brasileiro ainda é pequeno, se comparado ao dos Estados Unidos, onde as transações atingem 8% do volume negociado no comércio, mais do que o dobro do que se registra por aqui. O cenário do e-commerce no país ainda peca na questão logística, muito por causa dos conhecidos problemas de infraestrutura. Mas, uma vez solucionada esta questão, o comércio eletrônico ira, com certeza, dinamizar ainda mais o mercado”, afirma.

Segundo o presidente da ABComm/SC, Cristiano Chaussard, apenas neste ano, cerca de 11 milhões de brasileiros fizeram compras pela primeira vez na internet. “No total, são cerca de 60 milhões de pessoas comprando por meios eletrônicos. É um universo cada vez maior, diversificado e que requer cada vez mais conhecimento por parte do lojista virtual. Os desafios são grandes, mas as oportunidades são ainda maiores", disse.

No Natal e no Dia das Mães, por exemplo, as vendas via internet cresceram 41% frente ao ano anterior, enquanto as lojas físicas do país apresentaram aumento de apenas 2,1% e 5% respectivamente. Já no Dia dos Namorados, o comércio tradicional teve queda de 8% enquanto as vendas online cresceram 38%.

De acordo com dados da consultoria e-bit, o e-commerce brasileiro deve fechar o ano com um faturamento de R$ 35 bilhões – um crescimento de 21% frente ao ano passado. Só as vendas via dispositivos móveis cresceram 84% neste ano, e a estimativa é que, a partir de 2015, uma em cada 10 compras online sejam feitas via smartphones ou tablets.

Categorias: Notícias
Última atualização: 2 de dezembro de 2014