Representantes comerciais do Vale do Itajaí apostam na certificação digital para desburocratizar rotina
A certificação digital ganha cada vez mais terreno no segmento empresarial catarinense. Os profissionais de vendas de Blumenau e região contam com um novo ponto de atendimento para a emissão da credencial eletrônica, uma espécie de "carteira de identidade" de empresa, pessoa física, máquina, aplicação ou site de empresa.
Resultado de uma parceria firmada entre a FECOMÉRCIO/SC e a Certisign, o serviço é disponibilizado no Sindicato dos Representantes Comerciais de Blumenau e Região ( Rua Daniel Pfaffendorf, 165, no bairro Itoupava Seca), que abrange profissionais de cerca de 50 municípios. A compra e emissão da certificação já está disponível pelo site da Federação desde 2009, mas agora conta com uma estrutura física devido à demanda na região.
Na prática, a assinatura eletrônica permite ao usuário efetuar transações na internet de forma mais ágil, sigilosa e com validade jurídica. A tecnologia facilita as atividades de rotina, como folha de pagamento e assinatura de contratos, pode ser usada na declaração de IR pela internet, leilões à distância, emissão de nota fiscal, envio de documentos e transações junto à CEF, TRT, OAB, etc. O arquivo gerado pelo Certificado Digital contém uma chave criptografada com um conjunto de informações que garante a autenticidade de autoria. O sistema é instalado e operado através de cartão magnético, pendrive ou token.
Mercado em expansão Embora a cultura "sem papel" nos escritórios exija uma mudança de paradigma e ainda seja alvo de desconfiança, os certificados digitais vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos e reforçam a maturidade do segmento decomércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado.
"Blumenau é um ponto valioso e estratégico. A Federação já projeta um plano de expansão com o investimento em outros pontos volantes na Grande Florianópolis e Balneário Camboriú. Identificamos uma quantidade expressiva de empresas por meio de pesquisa realizada em parceria com a certificadora", conforme comentou a gerente da Divisão de Mercados da Federação, Giselle Loregian.Para tirar as dúvidas de um dos públicos-alvo nesta nova operação em Blumenau, as duas entidades promoveram um debate com a participação de Luiz Ourique, gerente comercial da empresa certificadora, e o assessor jurídico do Sirecom, o advogado Jean Barros.
Conforme o presidente do sindicato, Paulo Roberto dos Santos, cabe às entidades representativas apresentar os benefícios do serviço e monitorar os feedbacks dos usuários. "Desde a implantação da Certificação Digital já tivemos retornos excelentes de parceiros como os contadores, visto que facilita muito a rotina neste setor. Mais de 90% utilizam para compra, venda e contratos. Inicialmente, a ferramenta está sendo bastante utilizada por pessoa jurídica, mas acredito que em dois anos nosso foco também será pessoa física", afirma o presidente.
A questão da segurança dos dados foi um dos maiores questionamentos. De acordo com Ourique, a mesma lógica que rege uma credencial de identificação, como o RG ou carteira de motorista, que só é aceita se for emitida por um órgão habilitado pelo governo, vale também para os Certificados Digitais. Desta forma, apenas os documentos gerados por Autoridades Certificadoras de confiança tem validade jurídica. "Atualmente já existe uma grande consciência por parte do empresariado e das grandes empresas de que o uso da certificação pode beneficiar seus fluxos, processos e controles internos", atesta.