BR-101 Norte: uma solução que não pode esperar
Estamos prestes a iniciar mais uma temporada de verão em Santa Catarina e temos, desde já, duas certezas: o litoral será tomado pelos turistas (ainda bem!) e a BR-101, em especial no trecho Norte, vai parar. A Fecomércio SC acompanha com preocupação as discussões sobre a chamada otimização do contrato com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho de pouco mais de 300 quilômetros entre Palhoça e Curitiba.
Ler artigo
Planos de transição e a situação financeira das famílias
Os dados nacionais da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do mês de outubro, divulgados mensalmente pela CNC, acenderam dois sinais de alerta para a economia brasileira: o alto número de famílias endividadas e daquelas que atrasaram o pagamento das dívidas. O fato de o país ter registrado 79,2% dos lares brasileiros com dívidas a vencer gera preocupação sobre a elevação da inadimplência, que atingiu 30,3% no período, o maior percentual desde o início da Peic, em 2010, no Brasil. Aqui em SC o cenário é diferente.
Ler artigo
Reforma da previdência: uma mudança necessária
A reforma da previdência dos servidores estaduais é crucial para a sustentabilidade não só do modelo previdenciário, mas também da economia catarinense e da prestação dos serviços públicos para a população e futuras gerações. O desequilíbrio fiscal do Governo do Estado gerado pelos vultosos gastos com a previdência provoca riscos e prejuízos de toda ordem.
Ler artigo
De olho na linha de chegada
Se um ano atrás analistas de mercado falassem que em 2020 teríamos uma reviravolta mundial na economia, no estilo de vida e no comportamento de consumo, certamente seriam taxados de alarmistas. O fato é que a pandemia desencadeou mudanças de proporções globais – em Santa Catarina, os indicadores econômicos registraram quedas históricas, porém hoje já é possível vislumbrar um cenário menos pessimista.
Ler artigo
Impactos da pandemia em SC
Depois de mais de 60 dias de quarentena, as consequências da crise ampliada pelo coronavírus ganharam dimensões preocupantes em Santa Catarina. A Fecomércio SC vem monitorando o comportamento do mercado e os reflexos na vida dos catarinenses desde o início da pandemia para gerar dados e informações consistentes para a tomada de decisão.
Ler artigo
Missão NY: mergulho na cultura do varejo
Esta semana, uma comitiva de empresários e gestores catarinenses desembarcou em NY para participar da maior feira de varejo do mundo, a Retail’s Big Show, promovida há mais de um século pela National Retail Federation (NRF). A Missão Técnica New York 2020, realizada pela Fecomércio SC e o Senac SC até o dia 19 de janeiro, promove uma verdadeira imersão nas tendências mundiais e inovações do comércio.
Ler artigo
Crescer Mais Sustentável
Quando se fala em sustentabilidade o que vem logo à cabeça é meio ambiente e soluções ecológicas, mas o significado vai muito além: trata-se do bem-estar das pessoas, de crescimento econômico, de otimização de recursos financeiros e naturais e de redução gastos. Esse conceito abrangente é um dos faróis que direciona a atuação da Fecomércio SC e o mote da campanha institucional Crescer Mais Sustentável.
Ler artigo
O desafio do futuro e a cabeça do passado
Santa Catarina vem sendo brindada desde os últimos dias de 2018 por uma verdadeira guerra de desinformações sobre benefício, renúncia e desoneração fiscal. Na véspera da troca de governo, o secretário da Fazenda, Paulo Eli, publicou decretos que oneram toda a cadeia produtiva e o consumidor final. O secretário, que em 2018 patrocinou uma batalha entre Estado e contribuintes com a MP 220/2018, recentemente afirmou na TV que "toda empresa que recebe benefício é a mesma que sonega... elas têm planejamento tributário, contratam grandes escritórios de advocacia e consultoria para fazer sonegação mesmo. Só o estado perde nisso".
Ler artigo
Não à guerra fiscal
No final do ano passado, o governo de Santa Catarina extinguiu benefícios fiscais dos produtos da cesta básica por meio do decreto 1867. O resultado desta majoração da carga tributária, que passará a valer a partir de 1º de abril, será o aumento no preço dos produtos aos consumidores e a perda de competitividade da economia catarinense.
Ler artigo
Participação efetiva dos empresários
Setor produtivo forte se faz com entidades patronais representativas, sindicatos articulados e empresários unidos. A Fecomércio SC, de representação empresarial do comércio de bens, serviços e turismo, opera na retaguarda das empresas catarinenses para defender os interesses do setor terciário em todas as esferas e instâncias, com a utilização de recursos oriundos das empresas representadas.
Ler artigo