MERCADO

Missão Panamá: catarinenses prospectam fornecedores e oportunidades no ‘tigre latino’

Atualizado em 19 fevereiro, 2018

Após cinco dias de prospecção de negócios em um dos países mais prósperos da América Central, a comitiva de empresários brasileiros liderados pela Fecomércio SC retornou ao Brasil, na sexta-feira (21), com um novo olhar sobre o Panamá, país apelidado de 'tigre latino' por conta da economia dinâmica. Durante o roteiro da Missão Empresarial, a delegação composta por 20 empresários realizou sondagem de mercado na maior zona franca das Américas, além de fazer relacionamento e contato com a cultura e as práticas panamenhas.

Confira a galeria de fotos

A Zona Livre de Cólon, a segunda maior do mundo depois da China, foi o principal destino do tour de negócios. A junção de economia dolarizada, mix de produtos diversificado, concentração de multinacionais e facilidade de escoamento de mercadorias por conta do Canal faz do local um hub de distribuição para as Américas e Europa.

“Conhecer o ambiente de negócios do Panamá e como funciona o livre mercado ajudará as empresas catarinenses a firmar parcerias futuras com novos fornecedores e negociar a preços competitivos. Foi uma oportunidade de avaliar as vantagens tributárias e estudar a viabilidade de importação para as micro e pequenas empresas, que representam uma parcela significativa da nossa economia e não possuem infraestrutura operacional para importação e exportação”, pontua o presidente da Federação e líder da missão, o empresário Bruno Breithaupt.

O grupo contou com consultoria in loco e acompanhamento de despachante aduaneiro, que orientou nas transações comerciais. O setor supermercadista continuará recebendo o suporte da Federação para a finalização das negociações iniciadas no Panamá. Uma semana antes do embarque, os empresários já haviam participado de uma reunião preparatória com técnicos das áreas contábil, cambial e aduaneira sobre os processos de importação e os benefícios fiscais.

Para encerrar a Missão Empresarial, o grupo participou de um jantar de confraternização com a embaixada brasileira no Panamá, onde foi recebido pelo embaixador interino Patrick Malmann. O suporte técnico e a troca de conhecimento com os empresários locais foram os diferenciais da Missão destacado por Malmann, que também sinalizou para as oportunidades de o país exportar ao Panamá.