II Jornada de Turismo Social do Sesc debate desafios do setor

Atualizado em 21 agosto, 2018

Programação trouxe pesquisadores e profissionais com expertise na área

Florianópolis sediou na manhã desta segunda-feira (9) a II Jornada de Turismo Social, realizada pelo Sesc em Santa Catarina, com o tema “Turismo e Sustentabilidade Ambiental: contribuições, paradoxos e desafios para o desenvolvimento sustentável”.

O evento propôs uma reflexão sobre a atividade turística como estratégia de conscientização e preservação ambiental para ampliar a compreensão do conceito de Turismo Sustentável e compartilhar boas prátias que valorizam o aspecto inclusivo, humanista e sustentável. A Jornada de Turismo Social do Sesc está em sintonia com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento ao setor.

“Por sua natureza transversal, o setor de turismo tem plenas condições de alavancar toda a economia catarinense. Atualmente representa quase 12,5% do PIB e emprega cerca de 140 mil pessoas em Santa Catarina, segundo dados do IPEA. A Fecomércio SC atua sistematicamente para melhorar o ambiente de negócios do setor, subsidiando todo o trade com informações de mercado e o governo, para que os gestores públicos possam fazer o planejamento baseado em indicadores estratégicos”, pontua o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac em Santa Catarina, Bruno Breithaupt.

A programação trouxe pesquisadores e profissionais com expertise na área para ministrar workshops sobre temas atuais e painéis sobre ética, bem comum e meio ambiente. Também serão apresentadas experiências inovadoras, que ilustram o enfoque ambiental praticado em diversos segmentos do turismo.

O evento continua nesta terça-feira (10) com a mesa redonda “O turismo no Sesc: transformação social para um mundo mais sustentável”, em que serão apresentados projetos inovadores desenvolvidos pelos Departamentos Regionais do Sesc na região Sul e São Paulo, o painel "Ética, bem comum, meio ambiente e turismo sustentável" e workshops com cinco temas diferentes: Ecomuseu; Turismo e Tecnologia da Informação e Comunicação: Desafios e Oportunidades; Turismo e Educação Ambiental; Ecogastronomia; e Indicadores de competitividade para o turismo.

Leia também

13 janeiro, 2026

Consumidores estão mais otimistas para 2026 do que empresários em SC, aponta pesquisa da Fecomércio

12 janeiro, 2026

Fecomércio SC celebra aprovação de acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025