POLÍTICA

Condenação de Lula mostra que instituições funcionam, avalia Fecomércio SC

Atualizado em 26 janeiro, 2018

Julgamento de recursos da Lava Jato na 8ª Turma do TRF4 — Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

A condenação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre, por três votos a zero, mostra que as “instituições no Brasil estão em pleno funcionamento”, segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Lula havia entrado com recurso contra a sentença do juiz federal Sergio Moro, relator da Operação Lava Jato, que condenou o petista por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). Após oito horas de julgamento, o tribunal negou o recurso e aumentou a pena de nove para 12 anos, com início em regime fechado.

“Seria uma especulação irresponsável afirmar que este julgamento define as eleições. Ainda falta perguntar para a sociedade o que ela acha disso. O julgamento de um crime jamais será a antessala de uma eleição presidencial. Até outubro teremos ainda um conjunto de fatos que certamente vão interferir na dinâmica eleitoral, mas me parece que o país tem caminhado numa direção de rejeitar extremismos e salvadores da pátria”, avalia Breithaupt.

Segundo o empresário, este é o momento de o setor produtivo, responsável pela economia e pela empregabilidade do país, apontar a direção em busca da ética, competitividade e eficiência. “Este novo Brasil que vai surgir deve necessariamente ser um país em que ninguém está acima da lei. Este julgamento é uma prova disso, assim como a prisão de vários políticos e mesmo empresários nos últimos anos”, finaliza.