MERCADO

Fecomércio SC apresenta programa de logística reversa em Joinville

Atualizado em 29 maio, 2018

A Câmara Empresarial de Material de Construção da Fecomércio SC e a Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac) de Joinville realizaram reunião, na última quinta-feira (24), para apresentar aos empresários da região o Programa Reciclus de Logística Reversa de Lâmpadas. O evento foi uma iniciativa da Fecomércio SC que tem trabalhado em prol dos seus representados para orientá-los e defendê-los frente às novas legislações da Logística Reversa.

O gestor do Programa, Willian Gutierrez, detalhou sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Lei Federal nº 12.305/2010. Segundo ele, o acordo setorial de logística reversa de lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio e luz mista prevê que todos os elos da cadeia produtiva – consumidores, fabricantes, importadores e comerciantes- são responsáveis pelo descarte correto.

O presidente da Acomac, Rudi Soares, destacou a importância do descarte correto de resíduos sólidos e a adequação às novas legislações: “É essencial para o meio ambiente o descarte correto dos resíduos para que o nosso futuro seja mais sustentável”.

Como gestora do acordo setorial, a Reciclus oferece um programa completo de gestão dos resíduos, com recolhimento das lâmpadas nos pontos de coleta, transporte, destinação ambiental e a descontaminação. Os empresários interessados em aderir ao Programa devem disponibilizar um espaço no estabelecimento para a instalação dos coletores de lâmpadas.

Leia também

19 novembro, 2025

Fecomércio SC retoma encontros da Câmara de Turismo e apoia recriação de conselho estadual do setor

19 novembro, 2025

Fecomércio SC encerra 2ª edição do Fórum de Executivos Sindicais com capacitação, palestras e networking

17 novembro, 2025

Fecomércio SC defende aprovação do PL 3630, que autoriza divulgação de imagens de pessoas que cometerem crimes em estabelecimentos comerciais

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025