ECONOMIA

Antecipação do 13º a aposentados e pensionistas deve impactar positivamente na economia catarinense

Atualizado em 30 julho, 2018

O presidente Michel Temer editou no dia 16 o decreto que antecipa o pagamento de metade do valor do 13º salário dos aposentados e pensionistas em 2018. Estimativas do Governo Federal calculam que a medida representará a injeção de R$ 21 bilhões na economia brasileira – a previsão é que seja direcionado à economia catarinense cerca de R$ 1 bilhão.

Levantamentos realizados pela Fecomércio SC nos últimos anos demonstraram um comportamento recorrente do consumidor na utilização do 13ª salário: em média 40% do valor do 13º foram destinados ao pagamento de dívidas antigas, 15% reservado à poupança e os 45% restantes usados no consumo de bens e serviços.

“Além de movimentar a economia local gerando ânimo às vendas no comércio, a injeção desse valor no bolso do catarinense também deve auxiliar na redução da inadimplência das famílias, que, em Santa Catarina já vem apresentando sucessivas quedas desde o último ano”, ressalta o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.