Varejo catarinense deve ter melhor Natal desde 2014

Atualizado em 04 dezembro, 2018

A promessa de um dos melhores Natais desde a recessão anima os lojistas catarinenses. A Pesquisa de Intenção de Compras para a data, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades, aponta uma das maiores variações (5,9%) no gasto médio desde 2014. Os consumidores devem despender, em média, R$486,80 no Estado.  Florianópolis desponta com a maior pretensão de gasto (R$721,16), frente a Joinville, mais econômica (R$310,09) pelo terceiro ano consecutivo.

Leia a pesquisa na íntegra

O aumento nos indicadores de confiança pode justificar este otimismo. Pelo menos 43,7% consideram que estão em situação financeira melhor na comparação com o ano passado e 34,4% acreditam que estão na mesma.

“O cenário de melhora na economia- com a leve queda nos juros, que aumenta o acesso ao crédito, e a criação de novas vagas de emprego do ano passado para cá- faz com que os catarinenses estejam mais dispostos a gastar, visto que vislumbram um futuro mais estável. Desde outubro de 2017 a alta no volume de vendas no varejo de SC está acima dos 10%”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A renda extra com a entrada do 13º salário também deve impulsionar a economia: 37,5% pretende pagar as dívidas, 29,6% quer economizar e 16,7% vai usar para garantir os presentes.

Natal 2018
Infogram

Comportamento do consumidor

Com mais gente para presentear, 82,5% devem pesquisar em diferentes lojas antes de comprar. As lojas que oferecerem preço atrativo (51%), qualidade (27%) e bom atendimento (15%) saem na frente. Os itens mais procurados no Estado devem ser do setor de vestuário (43,3%), brinquedos (26,4%) e calçados (6,3%).

Além das compras de Natal, os feriados de fim de ano movimentam também o setor turístico: 33,5% dos entrevistados planejam viajar, a maior parte nos feriados do Natal e Réveillon (13,8%), especialmente para cidades dentro do estado (62,5%).

A pesquisa foi realizada com 2.109 pessoas, entre os dias 17 e 24 de novembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.