POLÍTICA

Alesc fecha semestre com aprovação de pauta econômica

Atualizado em 08 agosto, 2019

Véspera do recesso parlamentar, a Alesc aprovou por unanimidade os projetos de autoria do Governo que revisam a política de benefícios fiscais em SC, em sessão plenária na manhã desta quarta-feira (17). A discussão sobre as propostas durou mais de duas horas, mas os deputados já haviam entrado em acordo sobre o posicionamento na sexta-feira passada, após uma série de reuniões com a Fazenda, a Fecomércio SC e demais entidades do setor produtivo.

O PL 174/2019, que reorganiza 61 incentivos concedidos para diferentes segmentos da economia, é considerado o mais polêmico por deixar de fora 16 setores estratégicos para a competitividade do Estado. Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, o governo deve apresentar até setembro mais um projeto de lei, batizado de “PL do rescaldo”, para contemplar os setores que não foram atendidos.

Para a Fecomércio SC, que representa cerca de 640 mil empresas em SC, os benefícios são fundamentais para o Estado diante da guerra fiscal que ameaça constantemente a competitividade de economia catarinense. “Para assegurar a competitividade teremos que cumprir o acordo firmado entre parlamentares, entidades empresariais e o Governo. A prorrogação do prazo pelo CONFAZ para o envio da política de benefícios permitiu que o setor produtivo tivesse mais tempo para organizar a política setorial”, avaliou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Outros dois projetos sobre o tema também foram aprovados: o 170/2019, que visa alterar os critérios para as cobranças de faturas de administradoras de shopping centers e condomínios comerciais; e o 81/2019, que institui novos benefícios para alguns setores, como de exploração de petróleo e gás natural.

Os textos seguem para a sanção do governador Carlos Moisés.

Fora da pauta

Em função do compromisso assumido pelo secretário Paulo Eli foi retirado da pauta o projeto de Lei 236/2019, de autoria do deputado Marcos Vieira (PSDB), que prorroga o prazo de vigência dos decretos 1866 e 1867. Ambos tratam de questões sensíveis ao setor do comércio, com destaque para o 1867, que versa sobre a redução da base de cálculo da cesta básica, carne bovina, farinha de trigo, café torrado ou em grãos e outros produtos.

Também foi retirado da pauta o PL 294/2017, de autoria do deputado Milton Hobus, que dispõe sobre o dever de informação ao consumidor acerca do direito de arrependimento nos casos em que a contratação do fornecimento de produtos ou serviços é realizada fora do estabelecimento comercial. O projeto seria apreciado pelo plenário da Alesc na terça-feira (16), mas após articulação da Fecomércio SC o deputado solicitou retirada da pauta para rediscussão de emenda que será proposta pela entidade.

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília