MERCADO

Cultura e turismo de natureza motivaram mais de 50% das viagens de lazer em 2019

Atualizado em 13 agosto, 2020

Nem só de sol e praia vive o turismo no Brasil. Embora tenha sido a motivação de viagem de 34,3% dos brasileiros que rodaram o país a lazer em 2019, cultura (27,2%) e natureza, ecoturismo ou aventura (25,6%) também ganharam espaço, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua do Turismo, divulgados pelo Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (12).

Veja a pesquisa na íntegra

O objetivo do levantamento é mapear características das viagens realizadas por brasileiros e quantificar os fluxos de turistas para as diferentes regiões do país e para o exterior, contribuindo para a criação de políticas públicas, assim como a definição de ações e investimentos do Ministério do Turismo. A pesquisa apurou o perfil das viagens dos brasileiros- motivo da viagem, meio de transporte utilizado, destino, entre outros – o que permite fazer uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica.

Turismo interno

Em 21,8% dos 72,5 milhões de domicílios visitados algum morador viajou em 2019. As viagens nacionais representaram 96,1% das 21,4 milhões de viagens analisadas. Apenas 3,9% (828,7 mil) foram internacionais. Os estados que mais receberam visitantes foram São Paulo (18,9%) e Minas Gerais (12,8%). Santa Catarina está na lanterna com 4,2%, 9º lugar entre os 10 principais destinos procurados nas viagens nacionais.

De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os números revelados pela parceria com o IBGE são fundamentais para conhecer melhor os turistas brasileiros e planejar políticas para fortalecer o setor, especialmente na retomada pós-pandemia.

“O turismo passou oito anos sem esse tipo de levantamento, que é primordial para criarmos ações para o setor. Conhecer o perfil do viajante doméstico e suas preferências vai nos ajudar muito na retomada do turismo no Brasil”, avaliou o ministro.

A pesquisa apontou que os deslocamentos no país foram, em sua maioria, por carro particular ou da empresa (46,6%), seguidos de ônibus de linha (16%), avião (15,3%), ônibus de excursão, fretado ou turismo (7,1%), van (4,1%) e motocicleta (2,1%), entre outros. Hospedagem na casa de amigo ou parente (47,3%) foi a opção mais citada pelos turistas brasileiros, seguida de hotel ou flat (17,3%), pousada (4,8%) e imóvel próprio (2,8%).

Confira as pesquisas da Fecomércio SC sobre turismo

Leia mais

Fecomércio SC e Governo alinham ações para colocar turismo na mira dos investidores estrangeiros

Turismo interno: catarinenses foram maioria no inverno 2019 na Serra

Leia também

13 junho, 2025

Comércio catarinense tem maior crescimento do país em abril, aponta IBGE

12 junho, 2025

Turismo de SC teve o segundo maior crescimento do país no verão de 2025

10 junho, 2025

Vendas de roupas de inverno devem crescer 7,4% em SC, projeta Fecomércio

30 maio, 2025

Intenção de compras para o Dia dos Namorados cresce 7% e chega a R$190 em SC