MERCADO

SC é destaque pelo segundo mês consecutivo na geração de empregos

Atualizado em 29 outubro, 2020

Santa Catarina registra pelo segundo mês consecutivo o melhor desempenho na geração de empregos entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Conforme dados do CAGED de outubro, divulgados nesta quinta-feira (29), foram geradas 24.827 novas vagas no estado, crescimento de 1,21% no estoque total de emprego. O país gerou 313.564 vagas, variação de 0,83%.

A maioria das vagas novamente estão concentrada no setor industrial (12.135; 1,74%), porém neste mês também houve crescimento considerável no setor de Serviços (7.597; 0,98%) e Comércio (4.138; 0,93%), que praticamente dobraram o ritmo de crescimento do emprego em relação aos dois meses anteriores (agosto e julho).

Entre os grupamentos de atividade mais específicos, destaca-se o saldo positivo da seção de Alojamento e Alimentação (436; 0,57%) pela primeira vez desde o início da pandemia em março. Entre março e agosto houve uma queda de 22,4% na ocupação formal do setor, o mais afetado dentre os grandes grupos. Em setembro foi registrado aumento de 2,29% no estoque de emprego do alojamento e 0,18% da alimentação, o que representa respectivamente 324 e 112 vagas formais, movimento que indica uma melhora relativa do setor de turismo no estado durante o período.

As dinâmicas anteriores de recuperação tenderam a permanecer, como a centralidade da recuperação do setor de serviços através das atividades administrativas e serviços complementares, assim como a predominância dos grupos de Materiais de Construção (580) e Equipamentos de Informática e Comunicação (582) na geração de empregos do varejo, e de produtos de consumo não-alimentar (489) no comércio atacadista, que continua a apresentar taxas de crescimento superiores ao varejo, considerando, porém que seu estoque de vagas é proporcionalmente menor.

Predomina ainda a geração de empregos concentrada no grau de instrução de ensino médio completo, ainda que tenha se constatado pequena aceleração em relação à geração empregos nos graus de superior completo e fundamental incompleto. A principal faixa etária das contratações segue sendo de 18 a 24 anos, e o saldo continua a ser negativo para faixas etárias acima de 50 anos, ainda que desacelerado em relação a setembro.

Leia também

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório