MERCADO

Intenção de compras pela internet quase triplica neste Natal em Santa Catarina

Atualizado em 14 dezembro, 2020

A data mais esperada do ano pelos lojistas aquece as vendas no comércio rua, shoppings e internet, conforme aponta a Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades de SC.  A pretensão de compras em sites, ecommerce e outros canais digitais quase triplicou, passando de 5,4% em 2019 para 15,8% neste ano. Este comportamento também ganhou destaque em outras datas comemorativas.

> Leia o relatório completo

O gasto médio com produtos e/ou serviços deve ser de R$ 451,77, 8,5% a menos do que em 2019 (R$ 493,74).  Este ano, mais da metade (52,2%) quer pagar à vista- o percentual também é substancialmente menor em relação ao ano anterior (69,8%). Cerca de 12,5% dos consumidores deve utilizar o 13º salário para as compras.

Para garantir o melhor custo/benefício, quase 80% deve fazer pesquisa de preço. Vestuário (51,7%), brinquedos (13,6%), calçados (8,0%) e perfumaria/cosméticos (8,0%) lideram a lista de presentes.

A compra de última hora sempre movimenta o comércio na véspera da data, porém os dados apurados pela Fecomércio SC mostram que a procura por presentes não se concentra apenas em dezembro. “Muitos consumidores aproveitaram a Black Friday para adiantar as compras em lojas físicas e online. Este ano, um percentual considerável (44,9%) de lojistas catarinenses aderiu as promoções. Para evitar aglomerações e ajudar a recuperar o fôlego de nossa economia, o comércio catarinense está com horário de atendimento estendido em todo estado, trazendo mais segurança ao cidadão e aos colaboradores do comércio”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A pesquisa foi realizada com 2.106  pessoas em Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior