MERCADO

IMA prepara pacote com 40 atividades autodeclaratórias

Atualizado em 14 abril, 2021

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) prepara um pacote com 40 atividades que vão entrar na modalidade de licenciamento autodeclaratório, informou o presidente do órgão, Daniel Vinicius Netto, aos presidentes das entidades que compõem o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM).

“O trabalho de licenciamento depende muito de mecanismos de legislação, mas acreditamos que esse projeto de aceleração, descomplicação, desburocratização e simplificação, deixando de lado procedimentos desnecessários, torna o licenciamento mais rápido e objetivo. É uma questão de princípio da gestão pública dar celeridade, transparência e eficiência. Esse é o meu compromisso”, disse.

O COFEM também tem debatido a importância da aprovação da reforma administrativa, que está em discussão na Câmara dos Deputados. O projeto é relatado pelo deputado catarinense Darci de Matos. Durante a reunião, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, reforçou o apoio à reforma administrativa e destacou que Santa Catarina precisa fazer a reforma previdenciária, tendo em vista que há um déficit anual em torno de R$ 4 bilhões.

ICMS e PIS-Cofins

O COFEM deliberou ainda o envio de ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a manutenção da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. O tema deve voltar à pauta da corte no dia 29 de abril.

A expectativa do setor produtivo é de que seja mantida a interpretação jurídica dada pelo Plenário do STF, no julgamento do mérito da causa, em 2017. “Há, portanto, coerência com a decisão dada em que o relator, ministro Marco Aurélio Mello, assentou: que não se inclui na base de cálculo da contribuição, considerando o faturamento, valor correspondente ao ICMS”, diz o texto do documento.

O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior