MERCADO

Museu de Florianópolis: espaço para pensar a história e discutir o futuro da cidade

Atualizado em 23 novembro, 2021

A programação especial de abertura do Museu de Florianópolis prevê a realização do 1º Ciclo de Debates em formato híbrido, nos dias 26, 29 e 30.11, e 01, 02 e 03.12, das 18h30 às 20h30, na Sala do Educativo do Museu e ao vivo pelo canal do Sesc em Santa Catarina no YouTube.

O evento contará com a participação de professores, pesquisadores, personagens da cidade, agentes culturais e gestores, que vão compor seis mesas temáticas. Terá acessibilidade em Libras e ficará disponível na referida plataforma logo após o evento.

Participação presencial: serão disponibilizadas 14 vagas para cada mesa temática, mediante inscrição prévia através do formulário. A divulgação dos selecionados será realizada no dia 22/11/2021.

Saiba maisProgramação, horário de funcionamento e ingressos

Conceito inovador

Baseado em um conceito inovador que vai além dos modelos tradicionais, o Museu de Florianópolis traz características dos museus históricos, preservando a memória da Capital catarinense, ao mesmo tempo em que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro.

Utilizando diferentes tecnologias e expondo acervos importantes, o espaço deve se posicionar no cenário museológico do município como um interlocutor para abordar questões emergentes, trazer diferentes vozes da população, pensar a história e discutir o amanhã.

A abertura oportuniza a reaproximação da população do prédio histórico construído entre 1771 e 1780. Motivado pela questão “Quantas cidades cabem dentro de uma mesma cidade?”, se projeta como espaço que busca auxiliar o visitante no processo tanto de entendimento quanto de transformação de sua própria realidade.

É um Museu sobre e para a cidade. Onde o município, seus povos e culturas, serão apresentados de inúmeras maneiras: por uma perspectiva histórica, refletindo seu passado, por seu presente e pelas possíveis prospecções de futuro para Florianópolis.

Espaço e exposições

O Museu de Florianópolis apresenta uma exposição de longa duração e uma exposição temporária que dinamiza a programação. A exposição de longa duração é composta por seis módulos expositivos que se propõem a representar Florianópolis em suas variadas dimensões.

No andar térreo do sobrado histórico de 865m² há três salas expositivas: “Um edifício, muitas memórias”, com as histórias do prédio, sua trajetória de uso e processo de restauração; “Vozes da cidade”, com depoimentos que buscam refletir as múltiplas vozes que compõem a cidade; e a sala para a exposição temporária, que abre com uma mostra interativa sobre o Boi de Mamão. Há ainda um espaço para as ações educativas, oficinas e palestras, e um ambiente voltado para reserva técnica.

O piso superior conta com quatro espaços que abrigam a exposição de longa duração. Há ainda a sala “Transição” com piso de vidro, que mostra o teto abaulado (do piso inferior), original da edificação e abriga elementos da arquitetura do prédio e outros utilizados no século XVIII.

Na sala “Ventos e Marés: de Meiembipe a Florianópolis” há uma grande projeção que discorre sobre a intensa relação de Florianópolis com o seu território. A sala “Fluxos e Atravessamentos” apresenta dados referentes ao processo de ocupação da Ilha e a diversidade que marca sua trajetória.

“Florianópolis, Presente e Futuro” trata questões contemporâneas como: empoderamento feminino, direito à cidade, plano diretor, preservação do ambiente, especulação imobiliária, mobilidade urbana e economia criativa. O módulo “Panorama” lança luz às temáticas: cultura, personagens, revoluções, colonização, festas populares, educação, Ilha de Santa Catarina e universo náutico.

Todos os espaços foram aproveitados para reverenciar a cidade. Na entrada, é possível obter informações sobre diferentes pontos turísticos e equipamentos culturais da cidade, através de recursos multimídia.

Na escada, expressões ilhéus como: “Arrombassi”, “Dazumbanho”, “Istepô”, “Moquirido”, “Tax tolo?”, entre outros marcam a visita. Há ainda um anexo na parte posterior do prédio, onde estão alocadas o Café do Museu, sanitários, elevador e as salas da administração.

Sesc e Prefeitura inauguram Museu de Florianópolis nesta terça-feira (23)

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior