INSTITUCIONAL

Opinião: Qual o custo da repetição?

Atualizado em 08 janeiro, 2024

O Governo do Estado encaminhou nas últimas semanas um pacotaço de fim de ano à ALESC, com projetos de recomposição salarial para diversas carreiras de Estado, reestruturação da máquina pública, reaproveitamento de servidores em detrimento de concurso público. Ao ser questionado sobre a tramitação acelerada dos projetos, o governador Carlos Moisés respondeu que “é sempre assim”. De fato, esta é uma prática corriqueira nos governos, seja aqui em SC ou na União, mas cabe a pergunta: precisa ser assim?

Será que temas de tamanho impacto social não poderiam ser encaminhados a tempo do conhecimento do contribuinte que, ao fim e ao cabo, pagará a conta das aprovações? Em tempos de necessária transparência na informação e inovação de processos, o Governo precisa reproduzir as mesmas práticas de sempre?

O comércio de bens, serviços e, sobretudo, o turismo de nosso estado enfrentaram um período extremamente duro ao longo desta pandemia da Covid-19, quebrando várias empresas e eliminando um conjunto significativo de postos de trabalho. A informalidade aumentou e a renda média caiu, ainda que em Santa Catarina estejamos acima dos demais estados nesses quesitos.

Como empresários tivemos que abandonar o “sempre fiz assim e sempre deu certo”, e nos agarramos à “inovação”, “disrupção” e “reinvenção” como estratégia de sobrevivência e potencialização de nossos negócios. Será que essa regra vale apenas para empresários e seus trabalhadores? A máquina pública, com seus gestores e seus servidores, não é alcançada pelos novos tempos? Na esfera estatal viveremos do corriqueiro “é sempre assim…”?

Hoje, com a iminente aprovação desse conjunto de projetos de impacto ainda incerto nas contas públicas, cabe ao Governo esclarecer a sociedade de forma definitiva a repercussão no orçamento público e o comprometimento das receitas para os próximos anos e décadas. Por ora, apenas uma série de projeções extraoficiais. É um momento de atenção, pois o conteúdo e a forma açodada de aprovação, com volume tão expressivo de gasto público, indicam que estamos indo por um caminho preocupante.

Vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Schramm

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília