ECONOMIA

Volume de serviços em novembro tem alta histórica para o mês

Atualizado em 13 janeiro, 2022

O volume de serviços em Santa Catarina avançou 3,7% em novembro, após queda de 2,3% no mês anterior, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE. A alta na passagem do mês no Estado foi a maior desde o início da série histórica em 2011, na comparação com igual período dos anos anteriores.

> Leia a análise completa sobre a PMS de novembro 2021

O resultado foi o segundo maior crescimento entre os Estados- o setor em SC está 15,3% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020). A recuperação das atividades aconteceu na maioria dos Estados, alcançando 18 unidades- inclusive, em nível nacional, o resultado positivo de 2,4% interrompeu sequência negativa de dois meses sucessivos.

Com o avanço da imunização e estabilidade epidemiológica em novembro, somada à demanda reprimida e a entrada do verão, cresce a confiança dos consumidores e a procura por serviços. O mercado de trabalho catarinense também está aquecido e o nível de endividamento das famílias catarinenses estável, o que impacta na intenção de consumo das famílias.

Confira o panorama do setor e a evolução dos segmentos:

Clica na  para abrir em tela cheia

Leia também

30 abril, 2025

Comércio e serviços somam 61,8% dos empregos gerados em março no estado

30 abril, 2025

Gasto com presentes do Dia das Mães deve ser o maior da história em SC, aponta Fecomércio

29 abril, 2025

Com shows nacionais na programação, Semana S tem inscrições abertas em Chapecó

25 abril, 2025

Intenção de consumo das famílias catarinenses cresce em abril, aponta Fecomércio