Endividamento e inadimplência do consumidor recuam em agosto em Santa Catarina

Atualizado em 20 setembro, 2023

Em agosto, a pesquisa mensal de endividamento e inadimplência do consumidor para Santa Catarina (PEIC) aponta um recuo dos três principais indicadores no estado. O percentual de famílias catarinenses endividadas caiu -2,9% e alcançou o nível dos 76,8%. Esta queda, de 2,3 pontos percentuais (p.p.), encerra uma sequência de cinco meses de crescimento ininterrupto do endividamento e retorna o índice estadual para uma patamar abaixo do registrado no Brasil (77,4%).

Confira o relatório completo >>>> https://www.fecomercio-sc.com.br/indices/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-agosto-2023/

Pelo segundo mês consecutivo, a taxa de inadimplência em Santa Catarina, a qual expressa o percentual de famílias com alguma dívida financeira em aberto, apresenta contração de -6,6% e atingiu o nível dos 28,9%. O patamar do índice ainda é bastante elevado e considerado preocupante, embora, tenha ficado abaixo do nacional (30,0%) em agosto. Entretanto, em pontos percentuais, a queda foi de -2,0 p.p., a de maior magnitude desde maio de 2020 (-4,3 p.p.), o que revela uma divergência significativa com o cenário nacional, já que no Brasil a inadimplência segue crescendo e o volume de consumidores com dívidas atrasadas atingiu a maior proporção desde novembro de 2022.