Santa Catarina registra queda na inadimplência em 2024, aponta Fecomércio

Atualizado em 29 janeiro, 2025

A inadimplência apresentou um importante recuo em Santa Catarina no ano passado. Dados compilados pela Fecomércio SC apontam que a taxa de famílias catarinenses com contas em atraso caiu de 27,3% para 21,8% na comparação entre os meses de dezembro de 2023 e dezembro de 2024. Em Santa Catarina, o tempo médio de atraso nas contas é de 59 dias.

O recuo indica uma maior capacidade dos catarinenses de honrarem os seus compromissos financeiros. Em nível nacional, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), apontou que Santa Catarina tem o sétimo menor percentual de inadimplentes do país.

O estado catarinense também andou na contramão da média nacional, pois em 2024 houve, no país, um leve aumento da inadimplência, que passou de 28,8% de 29,3% na comparação entre os meses de dezembro.

“Esses dados confirmam aquilo que já vínhamos destacando, de que 2024 foi um bom ano para a economia de Santa Catarina. A queda na inadimplência é mais um reflexo disso, até porque houve um aumento na média nacional”, afirma Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC.

Endividamento também teve queda

O endividamento também caiu em Santa Catarina ao longo de 2024, passando de 80% para 74,6% no intervalo de um ano. A economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti, explica que um índice mais elevado de endividamento não é necessariamente ruim.

“São pessoas que contraíram financiamentos imobiliários ou de automóveis, por exemplo. O lado ruim disso é quando as pessoas perdem a capacidade de pagar, tornando-se inadimplentes. Porém, como os dados mostram, a inadimplência também está em queda, felizmente”, explica Edilene.

Leia também

13 junho, 2025

Comércio catarinense tem maior crescimento do país em abril, aponta IBGE

12 junho, 2025

Turismo de SC teve o segundo maior crescimento do país no verão de 2025

10 junho, 2025

Vendas de roupas de inverno devem crescer 7,4% em SC, projeta Fecomércio

30 maio, 2025

Intenção de compras para o Dia dos Namorados cresce 7% e chega a R$190 em SC