Serviços crescem 3,7% até novembro em Santa Catarina, acima da média nacional

O crescimento do setor de serviços em Santa Catarina superou a média nacional no acumulado entre janeiro e novembro de 2025. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o segmento registrou alta de 3,7% no estado, frente a 2,7% no país.
Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o resultado reflete a resiliência da economia catarinense. Ele destaca que os setores de comércio e serviços representam mais de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, impulsionando a geração de emprego e renda.
“O ano de 2025 foi bastante positivo, apesar das dificuldades impostas pelo patamar elevado dos juros. A inflação, que agora está em queda e retornando a níveis mais aceitáveis, também foi um fator negativo. Mesmo assim, conseguimos registrar um crescimento real de quase 4% no setor de serviços. No comércio, o desempenho deve ter sido ainda melhor. Receberemos os resultados nos próximos dias”, afirma Dagnoni.
No turismo, o crescimento em Santa Catarina foi de 2,5% até novembro, abaixo da média nacional de 5%. Entre os destaques do setor de serviços no estado estão os chamados serviços profissionais — que englobam atividades como contabilidade, advocacia e arquitetura — e os serviços administrativos, como recepção e arquivamento, que apresentaram alta acumulada de 7% até novembro, a segunda maior do país. Já os serviços prestados às famílias avançaram 4,3%, desempenho superior à média estadual.